Reitor e presidente da CIRA mostram Parque da Ciência pronto para inauguração.

2018-03-02 07:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, e o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, falam esta tarde sobre o PCI – Creative Science Park – e apresentam o programa de inauguração que ocorrerá dia 6 de março.

Num encontro com os jornalistas, esta sexta, às 14h30, no Edifício Central do PCI, os dois rostos do Parque vão mostrar esta nova valência marcada pelo envolvimento colaborativo da UA, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e das empresas.

Estruturado em torno de cinco grandes áreas de aposta estratégica da UA e do desenvolvimento da região - Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), Materiais, Mar, Agroindustrial e Energia – o processo colaborativo é valorizado pela existência de espaços qualificados e de ações de apoio à promoção da inovação, empreendedorismo, capacitação de negócios, entre os quais se destacam a Design Factory, a Incubadora de Empresas e os Laboratórios de Uso Comum (LUC) de Materiais e Agroalimentar e das TICE.

A Design Factory assume-se como uma plataforma dinâmica e facilitadora para a exploração de práticas metodológicas, ferramentas e processos de design participado, especialmente na realização de projetos decorrentes de parcerias estratégicas entre a academia e o tecido económico, social e cultural, revestindo-se de um papel estratégico para a região de Aveiro como espaço de colaboração e partilha de conhecimento no desenvolvimento e materialização de produtos e serviços inovadores liderados pelo Design.

A Incubadora é um espaço de acolhimento, dinamização e apoio à incubação de ideias inovadoras e promissoras, com base em projetos de reconhecida elevada qualidade, assim como startups de índole tecnológica e de elevado potencial de crescimento, num ambiente físico que proporciona o surgimento de oportunidades de negócio, de partilha de experiências e de participação em redes de cooperação e funcionará em estreita articulação com a IERA – Incubadora de Empresas da Região de Aveiro.

Nos LUC serão disponibilizados espaços para o acolhimento temporário de projetos de I&DT, do sistema científico e das empresas, pretendendo acolher equipas multidisciplinares, em estreita articulação com o setor científico e académico. Aqui serão disponibilizados serviços de empreendedorismo e inovação, de apoio à valorização e promoção do conhecimento e da inovação, que incluem serviços de promoção de ID&T; programas de crowdfunding, programas provas de conceito, divulgação e valorização de tecnologia e valorização de conhecimento e plataformas tecnológicas. Os LUC oferecem, ainda, serviços complementares de apoio a estas atividades.

O PCI contempla ainda uma grande zona de acolhimento de empresas e startups projetadas para atrair e fixar empreendedores de talento e de visão interessados em desenvolver negócios relacionados com a criação de produtos e serviços altamente qualificados e inovadores nas áreas de referência do PCI.

Nesta zona, o PCI terá, no imediato e para serem disponibilizados através da cedência do direito de superfície, 19 lotes de terreno infraestruturados destinados à edificação por entidades que sejam elegíveis no âmbito dos regulamentos do Parque.

O Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region é uma sociedade anónima, constituída em 2010, da qual a UA é a acionista maioritária, localizando-se no Município de Ílhavo (30 hectares na zona da Coutada) e no Município de Aveiro (5 hectares na zona do Crasto, Verdemilho).

O Conselho de Administração é presidido pela UA e composto por representantes da CIRA, Portus Park, AIDA, I’M – SGPS, SA., Grupo Visabeira, SGPS, S.A. e Caixa Geral de Depósitos.