Região da Bairrada chama enoturistas às vindimas.

2022-08-16 17:05

Categoria: 

Concelho: 

A Região da Bairrada convida enoturistas a participar nas vindimas nos meses de Agosto, Setembro e Outubro.

Lança um programa especial atendendo à natureza do território que permite começar mais cedo devido à forte vertente de produção de espumantes, para os quais as uvas devem ser vindimadas com mais acidez.

Várias Caves aderem ao programa, intitulado ‘Na Rota das vindimas da Bairrada’, que convida os enoturistas a “vestir a camisola”, participando no dia-a-dia das gentes da Bairrada nesta que é uma época tão especial.

Sempre na companhia de um guia Bairrada, esta é uma experiência que dá a oportunidade de conhecer as castas mais autênticas – e autóctones – da região, sentir o solo nos pés e descobrir a arte de vindimar. Este programa, cujo produtor muda em função da oportunidade de se participar na vindima, tem início às 10h00, com receção dos participantes no Espaço Bairrada da Curia – e sede da Associação Rota da Bairrada, junto à Estação de Comboios.

Já reunidos, seguem para a vindima. Às 12h30 é tempo de fazer uma pausa, ali mesmo, na vinha, para um piquenique com leitão e doces regionais.

As atividades são retomadas por volta das 14h30, com visita guiada a uma adega ou cave bairradina.

O programa termina no ponto de partida, com uma harmonização bem típica: espumante e um ‘amor da Curia’.