Região Centro quer reduzir número de incêndios em 80% até 2030.

2022-10-27 14:35

Categoria: 

Concelho: 

Região Centro é a primeira região a ver o seu Programa Regional de Ação aprovado no âmbito da Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Documento aprovado, por unanimidade, após 10 meses de reuniões, que envolveram representantes das várias entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

O Centro foi a primeira das cinco regiões a atingir este marco.

O PRA é essencial, uma vez que define as iniciativas prioritárias a implementar na região até 2030.

O compromisso base é que a área ardida acumulada não ultrapasse 1%, o número de incêndios seja reduzido em 80%, e seja assegurada a gestão efetiva de 700 mil hectares do território.

Até 2030 a região conta com um orçamento de cerca de 1.3 mil milhões de euros para ser investido nos projetos do PRA.

Dos mais de 50 projetos definidos, destaca-se a gestão agregada de territórios, a remuneração dos serviços de ecossistema, o pastoreio extensivo com rebanhos, a implementação dos programas Aldeia Segura, Pessoas Seguras e as práticas pedagógicas no ensino básico e secundário para o risco.

Este processo de trabalho facilitado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e presidido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro (CCDRC) contou com o envolvimento de cerca de 40 entidades, 6 sub-regiões e mais de 400 pessoas.

Segundo Rui Xavier, Coordenador-Regional da AGIF, “este resultado é fruto do envolvimento de todas as entidades conhecedoras do seu território e dos seus problemas. Este objetivo foi alcançado graças ao envolvimento e compromisso de todos os agentes que trouxeram para cima da mesa as soluções que permitem que a região esteja mais resiliente e protegida de incêndios rurais graves até ao final de 2030”.

Para Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “foi gratificante ver, numa área tão importante para a região, um trabalho envolvente de tantas entidades que produziu o documento agora aprovado. Terá agora que se confirmar o trabalho de execução do plano, contando igualmente com o envolvimento de todos”.