"Queremos que o Techdays seja a mostra de um ecossistema" - Ribau Esteves.

2017-10-11 10:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mais de 120 entidades marcam presença no TECHDAYS, no parque de feiras de Aveiro, no evento dedicado à tecnologia e que promete mostrar as tendências futuras. Aveiro assume o desafio de alavancar o cluster com olhos em tecnologia que possa concretizar o estatuto de "Cidade Inteligente".

Altice Labs, Bosch, Crossjoin, Anacom, Nokia, Siemens, Ericsson, Huawei, Fraunhofer, Visabeira Global, Rede Ria ou AIRC são algumas das empresas e plataformas que marcam presença.

A Sessão de Abertura, esta quinta, vai contar com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (José Ribau Esteves), do Reitor da Universidade de Aveiro (Manuel Assunção), do CTO da Altice/Meo (Alexandre Fonseca) e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação (Carlos Moedas).

Após as intervenções iniciais está programada uma breve apresentação técnica dedicada ao tema “5G City” que ficará a cargo de Adrian Matei, Diretor na Ericsson do “Strategy 5G Program”.

Em destaque a conferência “IT 25 anos” que conta com a presença do Comissário Carlos Moedas, de Paulo Nordeste, José Manuel Mendonça (Presidente do INESC-TEC), Martin Cooper (conhecido como o “pai” do telemóvel), Upkar Dhaliwal que falará sobre comunicações wireless do futuro e de Paolo Villoresi que falará do potencial das comunicações quânticas.

A sessão será encerrada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Manuel Heitor. No programa dos três dias contam-se momentos como a final do BfK IDEAS 2017, o INFórum, Simpósio de Informática e o Congresso Internacional de Negócios.

A Câmara de Aveiro reforça a aposta no cluster das tecnologias realçando os testes da Ericsson no campo da tecnologia 5G. Ribau Esteves assume que o objetivo é capacitar a cidade como uma das primeiras na Europa ocidental a garantir esse serviço (com áudio).

No Techdays 2017, a Altice Labs irá focar a sua participação segmentada em 4 grandes espaços tecnológicos: Redes 5G, Redes Óticas, Espaço Future Labs e Espaço Projetos de IDI e o Instituto de Telecomunicações, que celebra 25 anos de existência, aposta na apresentação de 28 demonstradores de resultados de projetos de Investigação

Desafios da Industria 4.0, Transformação digital, 5G City, Capacitação na RIS3 Centro, são alguns dos workshops em que poderá participar no TECHDAYS 2017, que contará com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais nestas matérias.

Ao nível das conferências destaque, esta quinta, para a conferência alusiva às comemorações dos 25 anos do Instituto de Telecomunicações, na sexta para o 1º Congresso Internacional de Negócios e no sábado para a conferência Made INAveiro.