Projetos de Estarreja e Oliveira de Azeméis finalistas em concurso de inovação.

2019-05-09 08:17

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Secundária de Estarreja está entre os finalistas do prémio “Desafio empreende” da Fundação “La Caixa”.

O Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Beja, a Escola Secundária de Estarreja e a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, são finalistas do Prémio Desafio Empreende.

O projeto da escola intitula-se “Neptuno speaker” e pode ser explicado como bóia de salvamento guiada por GPS com função inovadora de estabelecer diálogo com o náufrago para resgate aquático, em condições de anti-stress.

O projeto da escola de Oliveira de Azeméis, TecnoTrash, prevê uma aplicação em que um clique no Tablet/App da TecnoTrash informa que os contentores do lixo urbano estão cheios. A recolha será feita no local ativado.

Os 35 finalistas selecionados participam no Campus Desafio Empreende, em Tiana, Barcelona, de 8 a 11 de maio, que reúne mais de 200 alunos e 40 professores procedentes de Espanha, Colômbia, Perú e Portugal.

Durante o Campus, serão escolhidas as cinco equipas vencedoras do Prémio Desafio Empreende, que seguirão para uma visita a Silicon Valley em julho, onde terão oportunidade de melhorar os seus projetos.

A Fundação ”la Caixa”, com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.