Primus Vitória instala central solar fotovoltaica na cobertura da fábrica.

2020-05-13 12:43

Categoria: 

Concelho: 

A Primus Vitória cerâmicas instalou uma central solar fotovoltaica na cobertura da sua fábrica.

Trata-se de uma parceria com a multinacional HELEXIA - de serviços energéticos – que financiou este projeto.

A principal vantagem nesta parceria e do investimento da Helexia “é de facto podermos centralizar a alocação dos nossos recursos para o negócio. Só desta forma conseguimos antecipar ganhos ao mesmo tempo que nos tornamos mais amigos do ambiente” mencionou Paulo Almeida, Assessor Conselho de Administração da Primus Vitória.

Paulo Almeida refere que este projeto trouxe um “contributo determinante para a melhoria do ambiente”, evitando a emissão de 306 toneladas por ano, o equivalente ao consumo de energia por 136 agregados familiares.

Através da instalação de 1628 painéis solares fotovoltaicos, esta central tem capacidade para produzir anualmente 679MWh de energia. De toda a energia produzida pela central, cerca de 89% é autoconsumida e o restante é injetado na rede.

A oportunidade de rentabilizar todo o espaço do edifício levou a que a central fosse instalada na cobertura da fábrica.

“É um espaço que para a Primus Vitória não tem outra forma de rentabilização, logo, a utilização para a produção de energia renovável, é uma situação win-win aliando as vantagens Económicas e Ecológicas” destacou Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal e Brasil.

A Primus Vitória, produz anualmente 5 milhões de m2, sendo 60% dessa produção destinada a exportação (Holanda, Rússia, Inglaterra, Angola, França, Bélgica, Irlanda, Canadá, Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Espanha, Emirados Árabes Unidos, etc.).