Prémio Nacional de Turismo 2021 distinguiu região centro no turismo inclusivo.

2022-02-08 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto Access TUR, de turismo acessível e de inclusão, ganhou po prémio turismo inclusivo.

Trata-se de uma aposta feita com o intuito de aumentar a acessibilidade do setor turístico na Região Centro (envolvendo 100 municípios) através da qualificação da oferta e procura turísticas (por ex. criação de itinerários de turismo acessível, realização de ações de formação e sensibilização, entre outras), bem como da desmistificação dos preconceitos e estereótipos relativos a pessoas com necessidades especiais. 

Contributo para a geração de interação e confiança entre os clientes e os agentes turísticos, demonstrando a atratividade do turismo acessível do ponto de vista económico-financeiro, social e cultural e académico.

No turismo inovador, há menção honrosa para a Ponte Suspensa 516 Arouca.

A maior ponte pedonal suspensa do mundo (516 m de comprimento e 175 m de altura), inserida no Arouca Geoparque mundial da UNESCO, em pleno Vale do Paiva e nas imediações dos Passadiços do Paiva, numa área classificada como Rede Natura 2000, é uma das novidades nos setor.

Com capacidade para 2.000 pessoas em simultâneo, apresenta uma forma inovadora de observação do património natural da região, promove visitas efetuadas com guias certificados e dispõe de uma central de reservas com módulo de business intelligence que permite uma melhor da interação com os visitantes e a criação de pacotes turísticos e culturais integrados, orientados para o perfil de cliente.

Distinções no Prémio Nacional de Turismo 2021 que distingue projetos inovadores, sustentáveis e inclusivos.

A 3ª edição atribuiu o Prémio Carreira a André Jordan, criador de inúmeros projetos que desenvolveram o Turismo no Algarve, entre os quais, a Quinta do Lago, o Belas Clube de Campo e Vilamoura.

A iniciativa, organizada em parceria entre o BPI e o semanário Expresso, teve como eixo central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e recebeu nesta edição mais de 400 candidaturas de projetos nacionais inovadores, sustentáveis e inclusivos.