Porto de Aveiro e Zona de Atividades Logísticas de Salamanca querem incrementar fluxo de mercadorias.

2023-02-13 07:39

Categoria: 

Concelho: 

O Porto de Aveiro quer aumentar a ligação a Salamanca enquanto porto prestador de serviços.

Assinou um acordo com a Sociedade Zona de Atividades Logísticas de Salamanca como forma de promover o corredor ferroviário.

O documento foi assinado por Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração da APA, e Carlos Carbayo, Alcalde de Salamanca e Presidente da ZALDESA.

Com o objetivo de promover o aumento da oferta dos serviços ferroviários entre o Porto de Aveiro e a região de Castela e Leão, este acordo visa reforçar as ações de colaboração, criando canais de comunicação, onde a partilha de informação relativa a projetos técnicos, ações comerciais e futuras candidaturas a fundos europeus, designadamente os destinados ao desenvolvimento dos respetivos terminais intermodais.

Com este acordo pretende-se-ainda contribuir para a promoção do corredor ferroviário, aumentando o fluxo de mercadorias entre o Porto de Aveiro e aquela Região Espanhola.

Recorde-se que, a APA prevê iniciar a construção do Terminal Intermodal na Zona de Atividades Logísticas e Indústrias (ZALI) durante o presente ano, sendo o prazo de execução de 16 meses, e que o projeto de construção da Plataforma Intermodal Ferroviária de Salamanca já foi aprovado, prevendo-se que a sua construção se inicie, igualmente, durante este ano, com um prazo de execução de 18 meses.

“O acordo, agora assinado, pretende, assim, que a APA e a ZALDESA ofereçam serviços logísticos e de transporte complementares, uma vez que ambas integram a secção Ibérica do Corredor Atlântico e que têm o objetivo comum de captação de carga, bem como a fixação de operadores logísticos e de indústrias”.