Pescadores da ria dizem que venda de bivalves em leilão dá futuro à pesca.

2021-01-01 21:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os pescadores que operam na ria de Aveiro admitem que o regresso à apanha de bivalves na maior zona de apanha na ria e a venda em leilao são duas notícias positivas de final do ano para dar sustentabilidade à pesca.

O Sindicato das Pescas do Norte admite que depois de anos de vigência de um “sistema monopolista”, os leilões em lota são um passo para a valorização do trabalho.

“A luta desenvolvida mostrou que a colocação dos bivalves em leilão, na lota, houve uma valorização do pescado, que na terça-feira chegou a rondar valores 250% superior aos praticados no passado. Berbigão que era vendido no passado por valores a rondar o 1,20€, no regime de contrato de compra e venda, foi vendido a 3,10€ em leilão”, refere o Sindicato.

A Federação do Sector da Pesca esteve reunida, antes do Natal, com a Secretaria de Estado do Mar, DGRM e IPMA, e ficou compromisso para colocar o pescado em leilão nas lotas do concelho da Murtosa.

Outro compromisso assumido confirma as recolhas para as análises na Ria de Aveiro às quinta-feiras com envolvimento dos pescadores para identificar focos de poluição.

Já esta semana, houve reunião com a DOCAPESCA e as Associações onde foram discutidos os passos para a venda em leilão.

“O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte, assume que irá continuar a luta com vista a valorização do rendimento dos pescadores e apela a todos os pescadores, das diversas comunidades, que se unam junto do seu Sindicato de classe”.