PCI já iniciou atividade e mercado reage com sinais de elevada procura.

2018-03-03 08:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Pronto para inauguração e com áreas já em funcionamento, o Parque da Ciência e Inovação assegura ter encontrado uma boa reação do mercado. Trata-se de um investimento de 20 milhões de euros localizado maioritariamente na Coutada, Ílhavo.

Há cerca de 60 empresas e mais de 400 pessoas já em laboração nas diferentes unidades oferecidas pelo equipamento que fará a ligação entre os meios de investigação da Universidade de Aveiro e as empresas.

Estruturado em torno de cinco grandes áreas de aposta estratégica da UA e do desenvolvimento da região - Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), Materiais, Mar, Agroindustrial e Energia – o processo colaborativo é valorizado pela existência de espaços como a Design Factory, a Incubadora de Empresas e os Laboratórios de Uso Comum (LUC) de Materiais e Agroalimentar e das TICE.

A UA garante o conhecimento, a ligação á região é feita pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e dos municípios de Ílhavo e de Aveiro, e as empresas são o pilar económica que vai beneficiar dos processos de inovação.

Com inauguração agendada para terça-feira, o PCI foi um projeto idealizado pela antiga Reitora Maria helena Nazaré e concretizado no decurso dos mandatos de Manuel assunção que teve como interlocutor político Ribau Esteves enquanto autarca de Ílhavo numa primeira fase de depois como autarca em Aveiro onde hoje falta cumprir uma parte das estruturas como o acesso pedonal, ciclável e para viaturas de emergência à zona do Crasto.

O Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region - é uma sociedade anónima, constituída em 2010, da qual a UA é a acionista maioritária.

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, destaca a estrutura acionista com representação na administração com representantes da Universidade, CIRA, Portus Park, AIDA, I’M – SGPS, Grupo Visabeira e Caixa Geral de Depósitos.

Ainda assim lembra que um dos fatores distintivos é a distribuição do capital sem uma entidade que se sobreponha com maioria acima de 50%. “Este é o único parque de ciência em que nenhuma entidade é titular ou maioritária. A mais importante é a UA com 35% do capital. Cabe à UA liderara um conjunto de matérias de gestão”.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, destaca a ligação direta ao campus como fator diferenciador (com áudio).