Ovar: António Costa visita fábrica que vai produzir elétricos para os Jogos Olímpicos.

2024-01-10 07:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Primeiro-Ministro, ainda em funções, foi conhecer o veículo elétrico que a Salvador Caetano vai enviar para os jogos Olímpico de Paris.

A produção, em Ovar, arranca no mês de fevereiro.

No dia em que os partidos aprovaram o projeto de alta velocidade ferroviária com abertura de concurso na próxima semana, António Costa diz que o país dá sinais de maturidade e aproveitou a presença na fábrica que vai produzir viaturas para os jogos Olímpicos para dizer que Portugal não pode olhar com receios para a exploração de matérias primas fundamentais à transição energética.

Uma referência ao Lítio que, segundo Costa, não pode provocar "angústias ou hesitações".

Na fábrica da Toyota serão construídos veículos para transporte na aldeia olímpica com capacidade para transportar pessoas com mobilidade reduzida e atletas que vão aos Paralímpicos de Paris.

O Primeiro-Ministro refere que se trata da oportunidade de mostrar a capacidade invadora da indústria portuguesa (com áudio da RTP).

O PM destacou, ainda, o estado da economia que, segundo Costa, poderá ter deixado 2023 com novo máximo de investimento empresarial na economia e no momento em que as exportações representam mais de metade do Produto Interno Bruto.

“Tivemos em 2022 um ano de recorde de investimento empresarial no nosso país e até ao primeiro semestre de 2023 já estávamos acima do primeiro semestre de 2022. E, por isso, provavelmente, em 2023 devemos ter fixado um novo máximo de investimento empresarial na nossa economia”, declarou António Costa acompanhado de perto pelo Ministro da Economia.