Oli celebra 68 anos de vida.

2022-03-01 13:35

Categoria: 

Concelho: 

A OLI, o maior produtor de autoclismos da Europa do Sul, celebra este ano 68 anos de história. Este percurso, que se iniciou no dia 1 de março de 1954, tem sido marcado pela inovação, internacionalização e sustentabilidade.

Estes 68 anos de vida refletem também o investimento permanente da empresa em Portugal, e em particular em Aveiro. A OLI cresceu e afirmou-se no mercado internacional, a partir do seu complexo industrial, na freguesia de Esgueira, onde anualmente são produzidos 2 milhões de autoclismos e 3 milhões de mecanismos.

Hoje está presente em mais de 80 países, dos 5 continentes, e emprega 424 colaboradores. A sua expansão internacional tem sido alavancada pelas soluções com tecnologia incorporada, nomeadamente os autoclismos interiores, que vão ao encontro das necessidades de sustentabilidade hídrica e energética, e pela criação de filiais (Alemanha, Espanha, Itália e Rússia) que têm intensificado a sua estratégia de comercialização.

A conclusão da ampliação do complexo industrial, prevista para o próximo mês de agosto, com a criação de um armazém inteligente, cuja automatização logística permitirá armazenar 6200 paletes e perto de 500 mil produtos embalados, marcará este 68º aniversário.

Com este investimento estratégico, que irá permitir totalizar uma área de 40 739 m², a OLI aumentará a sua eficiência na cadeia de distribuição e abastecimento. Esta obra é também uma aposta na sustentabilidade. As fachadas e as coberturas revestidas a painéis fotovoltaicos irão assegurar a autossuficiência energética do edifício.

No último ano, a OLI faturou 70,4 milhões de euros - o melhor resultado de sempre -, com as exportações a crescerem 16% e a representarem 75,6% do total de vendas.

A OLI tem vindo, também, a afirmar-se através do Design no palco internacional. Só em 2021, conquistou os três prémios internacionais mais importantes de Design - o Red Dot Design, o IF Design e o Archiproducts Award - com a placa de comando LESS is MORE, da autoria do arquiteto italiano, Alessio Pinto.

“No 68º aniversário da OLI, olhamos para o trajeto percorrido e para os seus valores fundadores com muita satisfação e orgulho. Enquanto empresa exportadora e apostada na expansão internacional, os desafios que enfrentamos são múltiplos e ultimamente têm-se alterado com frequência. Contudo, mantemo-nos consistentes em continuar a gerar valor e emprego para a Região e para as famílias que estão connosco diariamente”, afirma António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

“O objetivo é manter a dinâmica positiva de crescimento de atividade que temos conseguido nos últimos anos e que nos obriga a investir em várias áreas. A aposta contínua no design e na inovação como elementos distintivos da OLI, no seu setor de atividade, são vetores centrais da nossa estratégia. Queremos manter a nossa identidade enquanto empresa com forte ligação à cidade, universidade e comunidade, apoiando as iniciativas e os organismos da sociedade civil”, acrescenta.

A OLI é a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul. Exporta 76% da produção para 80 países dos cinco continentes. Em 2021, registou um volume de negócios de 70,4 milhões de euros. A empresa integra 424 colaboradores em Portugal. A fábrica trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção anual de 2 milhões de autoclismos e 3 milhões mecanismos. É a única empresa portuguesa a produzir autoclismos interiores. Atualmente, a OLI tem 38 patentes ativas.