Nokia confirma crescimento no centro de investigação de Aveiro.

2015-11-17 10:28

Categoria: 

Concelho: 

O responsável pelo centro de tecnologia da Nokia em Portugal aproveitou a celebração dos 150 anos da empresa para um balanço à atividade associada ao desenvolvimento de software para redes de banda larga móvel que instalou o Centro de inovação na antiga Fábrica de Moagens e é parceiro da Universidade de Aveiro.

“Durante o último ano, o Centro de I&D da Nokia Networks em Aveiro cresceu cerca de 50 por cento em número de engenheiros – pelo que atualmente estamos focados na integração dos novos colaboradores e desenvolvimento de competências no âmbito dos projectos em curso. Queremos continuar a trabalhar no sentido de reforçar a nossa posição como um dos Centros de I&D de eleição para trabalhar em Portugal, e uma unidade líder nas melhores práticas de desenvolvimento de software para redes de banda larga móvel, respondendo às mais altas expectativas dos nossos clientes”, refere José Delgado em entrevista ao site da UA.

A Nokia foi fundada em 1865 com a criação de uma fábrica de papel e desde essa data tem participado em vários setores de negócio: desde cabos, produtos de papel, pneus, botas de borracha, plásticos, produtos químicos, eletrónica e tecnologias. A Nokia foi mais conhecida pelos seus telemóveis revolucionários que ligaram milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Com um papel precursor na indústria da mobilidade, a Nokia de hoje é o resultado de duas grandes transformações realizadas nos últimos anos: a compra da parte da Siemens na então Nokia Siemens Networks em 2013 e a venda de substancialmente todo o negócio de terminais móveis à Microsoft em 2014. O que emergiu foi uma empresa global, focada em tecnologia, que se divide em três áreas: Nokia Networks (infraestrutura de redes de telecomunicações), Technologies (Tecnologias avançadas) e HERE (serviços de geolocalização).

A Nokia instalou-se no campus da UA, em 2007, no âmbito de uma parceria que envolveu a criação de uma equipa de I&D. A parceria envolve a criação e cofinanciamento de uma cátedra convidada na área da Telecomunicações. Em Maio de 2008, a colaboração com a Universidade é aprofundada através da assinatura de um protocolo para a criação da Cátedra Nokia Networks para as telecomunicações.

“Os Centros de I&D da Nokia Networks em Portugal dão emprego a cerca de 300 engenheiros, repartidos em partes sensivelmente iguais entre Aveiro e Lisboa. Cerca de 2/3 da equipa de Aveiro é originária da Universidade de Aveiro”, explica José Delgado.