“Na Europa temos a reabilitação como aposta central do mercado da construção. Em Portugal vale mais de 60% dos mercado” - José Matos.

2015-09-16 11:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro tem uma nova plataforma tecnológica dedicada às empresas da fileira do Habitat num setor dinâmico e que está a mexer com a economia e com as exportações. Quer transferir conhecimento e meios tecnológicos desenvolvidos na Universidade de Aveiro para os setores empresariais abrangidos pela cadeia de valor do Habitat.

Esta é, em linhas gerais, a missão da nova Plataforma Tecnológica Habitat. A Plataforma enquadra-se na aposta da UA em coordenar as competências internas direcionadas para setores-chave da economia nacional, no sentido de dar uma resposta articulada e multidisciplinar, neste caso, relacionada com a construção, reabilitação e a cadeia de valor do Habitat.

José de Matos, secretário-geral da Associação de Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção, diz que a academia faz bem porque o setor da construção está forte em várias partes do mundo (com áudio).

Na Europa e em Portugal a reabilitação está a ganhar relevo e os materiais jogam papel importante na criação de condições de conforto e de sustentabilidade.

Sérgio Salústio, diretor de Desenvolvimento da Bosch, revela que a multinacional Alemã está apostada em desenvolver soluções sustentáveis sobretudo na sua área de especialidade que passa pelo aquecimento de água para uso doméstico.

“O nosso desafio é manter o conforto e diminuir o custo para as famílias. Segurança e bem-estar vão estar lado a lado, por exemplo no ar condicionado que pode monitorizar a qualidade ambiental. Na escassez de água temos que tratar a água de fontes alternativas”.

Carlos Pascoal Neto, Vice-reitor da Universidade de Aveiro, lembra que há dinamismo no setor e que a academia quer ajudar as empresas a agarrar essas oportunidades. “Os grandes desafios apontam para governação inteligente, inovação, competitividade e internacionalização, o que implica maior interação entre stakeholders e fontes de conhecimento. E para a utilização eficiente e eficaz de recursos disponíveis”.

Victor Ferreira é o coordenador da plataforma Habitat.