Montebelo Vista Alegre Ílhavo lança carta inspirada nos 200 anos da Fábrica.

2023-11-22 07:05

Categoria: 

Concelho: 

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel já lançou a nova carta assinada pelo chef Rui Rodrigues que fez a apresentação no final da semana passada.

Propostas gastronómicas inspiradas na arte da Vista Alegre, traduzindo uma experiência “sofisticada” na apresentação e “versátil” nos aromas e sabores com ligação à região.

A nova carta espelha as frequentes incursões do Chef à fábrica.

É ali, no berço da quase bi-centenária marca portuguesa, que Rui Rodrigues (na foto) procura inspiração e encontra sempre a peça Vista Alegre certa para apresentar cada uma das suas criações.

Sentar-se à mesa do restaurante Vista Alegre é hoje fazer parte de um desfile especial de criações que materializam, de forma única, tradição e modernidade, “harmonizadas” com a mais fina e delicada loiça que conta quase 200 anos de histórias.

A celebração dos 200 anos da fábrica acontece em 2024.

Na ementa há sopa de peixe e marisco com algas da região, enguias em panko com maionese de alho, garoupa com brandada de bacalhau e beurre blanc, lombo de bacalhau, polvo e puré de grão ou o Risotto de gambas, vieiras e algas, entre outros.

Os pratos de carne são confecionados com um toque de autor e modernidade que se revela em criações como o cachaço de porco ibérico, mostarda e esmagada de alheira e espinafre, o Mignon de boi Bella Italia com gorgonzola e presunto de Parma, ou o Peito de Pato, cherovia trufada, mescla de legumes e redução de vinho da Madeira.

Nas sobremesas, a carta apresenta sugestões à altura de toda a experiência, da qual sobressai o Mil-folhas de ovos moles, uma reinvenção de uma das mais famosas criações da doçaria da região de Aveiro.

A carta de bebidas, que evidencia os vinhos de produção própria da Casa da Ínsua, da região do Dão, sugere os acompanhamentos ideais para cada momento da experiência gastronómica, com os vinhos premiados daquela centenária quinta de Penalva do Castelo a merecerem particular destaque.

Todas as iguarias são servidas numa seleção igualmente requintada de criações em porcelana e vidro da Vista Alegre.

O resultado está, a partir de agora, à vista e pronto para ser saboreado com todos os sentidos, todos os dias, no Lugar da Vista Alegre.