Luís Pato é "Senhor do Vinho".

2016-02-13 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Luís Pato foi uma das figuras na noite na 19.ª edição da Gala da Revista de Vinhos na qual foram atribuídos os galardões 'Os Melhores do Ano 2015'. Esteve na categoria de prémios especiais como “senhor do vinho” e viu um dos seus vinhos distinguido na lista dos melhores do ano. Perante uma plateia de mais de 1000 pessoas a Revista de Vinhos distinguiu ‘Os Melhores do Ano 2015’

O produtor bairradino Luís Pato foi agraciado com o prémio de carreira ‘Senhor do Vinho’, pela sua contribuição na divulgação e afirmação dos vinhos portugueses em todo o mundo e cuja influência no sector foi e continua a ser muito grande. Luís Pato (Vinha Pan Bairrada tinto 2011 Luís Pato) conseguiu integrar a lista dos melhores vinhos do ano. A Bairrada dominou nos espumantes com vários prémios.

Na ‘Gastronomia’, com o prémio que leva o nome do saudoso jornalista gastrónomo “David Lopes Ramos”, foi distinguido Ljubomir Stanisic, um chefe que nasceu no Leste mas que, desdobrando-se em várias frentes, é um grande divulgador dos produtos e saberes portugueses.

Analisando os ‘Melhores de Portugal’, em que se distinguem os melhores dentro de cada região vinícola, o Alentejo surge à frente com 31 referências, colado ao Douro com 30 néctares eleitos. A Bairrada é a terceira região mais premiada nesta categoria se aos vinhos de consumo forem adicionados os espumantes, que elevam de 16 para 26 os galardoados (e mais um, que embora sem DOC ou IGP é produzido pelo bairradino Campolargo).