Lista de espumantes ‘Baga Bairrada’ reforçada com três novos produtos.

2018-02-15 08:55

Categoria: 

Concelho: 

A lista de espumantes ‘Baga Bairrada’ ganha três novos produtos e sobe para 23 nessa listagem e o número de produtores eleva-se a 20.

A utilização da casta Baga está a ganhar peso na produção. Os espumantes ‘Casa do Canto Baga Bairrada Bruto branco 2015’ (Anadiagro, em Ancas, Anadia), ‘Ortigão Baga Bairrada Blanc de Noirs branco 2015’ (Quinta do Ortigão, em Anadia) e ‘Pinho Leão Baga Bairrada Bruto branco 2016’ (Casa Agrícola António Santos Lopes, em Vila Nova de Monsarros, Anadia) são os novos elementos anunciados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Os três produtores, todos as estrear-se nestas lides de ‘Baga Bairrada’, juntam-se aos 17 já existente, perfazendo um total de 20 “inscritos” na plataforma de espumantes criada, em 2015, pela Comissão Vitivinícola da Bairrada.

“A consolidação da região e da marca Bairrada é, antes de mais, uma realidade latente no universo vínico. A clareza justifica-se com o projecto ’Baga Bairrada’ que, de ano para ano, tem vindo a reunir cada vez mais produtores da região vitivinícola e a aumentar a lista de espumantes monovarietais feitos a partir da casta rainha, a (tinta) Baga, com o objectivo de autenticar esta variedade típica da Bairrada e incrementar os chamados ‘Blanc de Noirs’”, explica a Comissão.

O ‘Baga Bairrada’ é uma ação criada, em Julho de 2015, sob o lema “Uma Região. Uma Casta. Um Espumante!” pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, na pessoa do seu presidente, Pedro Soares.

O objetivo foi, desde o início, estabelecer um denominador comum que passava por reunir uma lista de espumantes feitos a partir da casta bandeira da região, a casta tinta Baga.

“O objetivo estabelecido desde então consiste em preservar a identidade da Bairrada e colocar os espumantes desta vitivinícola região num patamar de elevada qualidade.”