"Investimento na Renault é a melhor notícia da semana" - António Costa.

2016-11-18 14:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

António Costa assume a criação de emprego na Renault Cacia e o investimento na produção de caixas de velocidade para exportar como a "melhor notícia da semana".

A Renault Cacia anunciou, esta sexta-feira, o lançamento do fabrico de novas caixas de velocidades, realizando naquela unidade um investimento na ordem dos 100 milhões de euros e a criação de mais 150 postos de trabalho com a integração de trabalhadores sem esse vínculo estável.

O Primeiro-Ministro assumiu a informação como “a melhor notícia da semana (com áudio).

A deslocação do chefe do executivo marcou o arranque do programa "Agenda mais crescimento" que nos próximos meses o levará a empresas que se destacam pela inovação dos seus projetos de investimento.

Ribau Esteves seguiu a visita de perto. O autarca de Aveiro assume que se trata de um momento importante pelas distinções acumuladas pela Renault, pelo compromisso social e pela garantia de futuro para a empresa em Aveiro.

“Saudamos também o prémio que o grupo atribui à fabrica de Cacia e a garantia de investimento. É uma aposta no futuro. A peça principal é uma caixa de velocidades e isso garante Renault Cacia por muitos anos”.

É a confirmação dos investimentos anunciados há poucas semanas e que garantem a injeção de 100 milhões de euros e a integração nos quadros de 150 trabalhadores que têm vindo a laborar sem vínculo efetivo. A empresa atingirá o maior número de empregados na casa dos 1200.

Ribau Esteves aproveitou o momento para chamar a atenção para a necessidade de investir na qualificação da EN 109, anunciando o concurso para a construção da rotunda no acesso à Renault, e com alertas sobre as portagens que "asfixiam" os eixos viários em torno da zona industrial de Taboeira.

Numa conversa em privado com António Costa ficou ainda tempo para o diálogo sobre descentralização e sobre a alteração à lei que responsabilizava autarcas por erros administrativos mesmo que cometidos por funcionários das autarquias.