Inova-Ria celebra 20 anos de atividade.

2023-03-28 07:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, assinala 20 anos de atividade.

Fundada em 2003, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Região de Aveiro tem procurado afirmar a Região como um Pólo de referência nos setores ligados à inovação e tecnologia.

Esta visão foi evoluindo e incorporando os contributos da sua massa associativa.

Revela que ao longo de 20 anos foram integrados mais de 1.200 jovens altamente qualificados no mercado de trabalho “TICE”.

O ecossistema Inova-Ria representa atualmente cerca de 450 milhões de euros e conta com mais de 4.000 profissionais.

Durante duas décadas de crescimento, a Associação contribuiu para a criação de valor para o setor das TICE, incentivando e acompanhando a concepção e o desenvolvimento de novas tecnologias; colaborando em projectos de investigação e cocriação de conhecimento; intervindo em processos de formação de pessoas; apoiando projetos de capacitação e qualificação de empresas; divulgando internacionalmente o setor, a região e o país; e criando condições para o surgimento de novas empresas tecnológicas.

Nas palavras de Rui Lopes, Presidente da Inova-Ria, há um trajeto bem definido.

“Há 20 anos iniciámos o percurso da Inova-Ria, juntando 11 empresas com a missão de criar e consolidar um cluster na área das TICE, com especial enfoque nas telecomunicações e centrado na Região de Aveiro. Hoje somos mais de 80 empresas. Mais de 40% dos nossos Associados estão fora da Região de Aveiro, demonstrando que a força desta rede de inovação não ficou circunscrita nos limites que nós próprios definimos”.

Rui Lopes lembra que em 20 anos muito mudou no mundo e na relação com a tecnologia ao ponto deste ser um setor nuclear.

“A nossa ambição era grande há 20 anos, mas hoje, com o papel crescente que as tecnologias digitais assumem na nossa vida pessoal e profissional, a nossa missão passou a ser essencial. Podemos estar centrados em Aveiro, mas este desafio é de todos”.

O dirigente já prometeu iniciativas para celebrar a data e, dessa forma, “aproximar a Associação Empresarial da comunidade, destacar os Associados que fazem parte do ecossistema Inova-Ria e potenciar verdadeiros momentos de descoberta, conhecimento e networking”.

 

O setor das tecnologias tem na região de Aveiro um dos seus clusters mais relevantes e a inovação promete marcar a agenda dos próximos anos.

Pedro Almeida, diretor geral do Parque da Ciência, fala de desafios em diferentes campos como a saúde ou o fabrico de microchips.

Admite que o conhecimento instalado na região de Aveiro poderá vir a conhecer nova fase de crescimento a breve prazo (com áudio)