Indústria do vinho adere aos projetos de energia solar.

2018-04-12 10:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A entidade gestora das Caves Messias vai avançar para a instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo e painéis solares térmicos para aquecimento de águas, desta vez na Mealhada.

Será um dos maiores projetos executados em Portugal no setor dos vinhos e que consistirá na instalação de 164 painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica que será consumida pela Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, uma empresa familiar com muita tradição na produção de vinhos em várias regiões do país, nomeadamente na Bairrada, Douro e Dão, exportando ainda para dezenas de países.

“Somos uma empresa com tradição, mas não deixamos de olhar para o futuro e este investimento é claramente um investimento a pensar no futuro e um pequeno contributo para a sustentabilidade da nossa geração e das gerações vindouras”, refere Gonçalo Louzada, Administrador das Caves Messias.

Um projeto desenvolvido pela SunEnergy, empresa especializada na instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos, que acaba de assinar um contrato que permite ainda a venda do excedente de produção de energia elétrica à rede.

“Com 47 kW de potência instalada, este projeto será um dos maiores executados até hoje por empresas ligadas ao setor dos vinhos e permitirá às Caves Messias uma significativa redução da sua fatura energética, bem como, ao nível ambiental, uma redução significativa das suas emissões de CO2. Para além disso, no primeiro ano, a poupança estimada com este investimento é de 8.500€, o que não deixa de ser muito interessante.”, diz Raul Santos, diretor geral da SunEnergy.