Ílhavo: Rota das Padeiras apresentada na BTL.

2018-03-05 08:24

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo aproveitou a presença na Bola de Turismo de Lisboa para lançar mais uma edição da Rota das Padeiras. Com apresentação de Padas e Folar de Vale de Ílhavo.

O stand do Turismo Centro Portugal foi o palco escolhido pela Câmara Municipal de Ílhavo para a um showcooking de Padas e Folares de Vale de Ílhavo que teve lugar na BTL no fim de semana.

Para além da demonstração pública do fabrico do Folar tradicional de Vale de Ílhavo, que teve a mestria da “mão na massa” da padeira Ana Amador, e da respetiva degustação, o momento foi aproveitado pela Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, para apresentar o calendário de eventos do Município.

A Rota das Padeiras, evento que terá lugar em Vale de ílhavo entre os dias 9 e 12 de março, numa parceria com a Associação Cultura e Recreativa Os Baldas, foi um dos eventos destacados.

A edição deste ano abre no dia 9 de março, com a edição de estreia do ciclo de conversas “Em Ílhavo Acontece à Sexta”, sobre a Padeira de Vale de Ílhavo.

Pela noite dentro, as padeiras abrem a porta das suas padarias e convidam os participantes a “meter a mão na massa”.

A abertura oficial da Rota das Padeiras acontece no dia seguinte, sábado, 10 de março, e é a partir daí que começa a animação na sede da Associação Cultural e Recreativa Os Baldas.

Até ao final das tardes de sábado e de domingo, 10 e 11, há várias atividades a decorrer, como workshops de artesanato, showcookings de padas e folares, degustações, animação musical, dança, teatro de fantoches e até uma visita dos Cardadores de Vale de Ílhavo.

A manhã e início da tarde de segunda-feira, 12 de março, são o espaço dedicado às crianças, inseridas em grupos escolares, com visitas guiadas às moagens de farinha e showcookings de padas de Vale de Ílhavo.