Ílhavo: Profissionais de restauração desafiados para o uso de produtos da ria.

2021-11-22 09:16

Categoria: 

Concelho: 

Profissionais ou proprietários de estabelecimentos de restauração desafiados para o uso de produtos da ria.

A Câmara de Ílhavo promove, esta segunda-feira, dia 22, no MontebeloVista Alegre Ílhavo Hotel, a última de uma série de três masterclasses, gratuitas, de Confeção de Ostras e outros Bivalves da Ria de Aveiro.

Esta masterclass é dirigida a profissionais ou proprietários de estabelecimentos de restauração com responsabilidades na gestão da cozinha ou confeção, em espaços de restauração, preferencialmente, com atividade no Município de Ílhavo.

Os temas abordados estão relacionados com a Ria de Aveiro e os seus produtos (ostras, amêijoas, berbigão e lingueirão).

A formação inclui uma componente teórica, onde será apresentado o território, a origem e as caraterísticas dos bivalves, bem como o seu processo de cultivo, apanha e comercialização.

Na componente prática, os participantes têm a oportunidade de conhecer as técnicas de conservação destes produtos gastronómicos e de trabalhar receitas tradicionais e inovadoras.

A masterclass será lecionada por Olga Cavaleiro, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, e Luís Barradas, head-chef do restaurante Okah em Lisboa, com 20 anos de experiência em cozinha asiática e em todos os produtos que o mar oferece.

"Ostras e Outros Bivalves da Ria de Aveiro - Município de Ílhavo" é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, que visa aumentar a valorização das mais-valias económicas do Município e da Região e potenciar a criação de um emprego mais sustentável através do incremento dos recursos endógenos.

Este projeto foi aprovado no âmbito da DLBC Região de Aveiro e é cofinanciado pelo MAR2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FEADR.