Ílhavo: Festa do Pão recebeu 24 mil visitantes.

2024-03-20 07:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo acolheu cerca de 24 mil visitantes ao longo dos três dias do evento.

As “contas” são apresentadas pela autarquia que faz balanço positivo ao evento do passado fim de semana.

No total dos três dias (15 a 17 de março), a tenda instalada no Jardim Henriqueta Maia, no centro de Ílhavo, recebeu cerca de 24 mil visitantes, o que se traduz num aumento significativo em relação ao ano anterior que obteve a marca de 20 mil visitantes.

Oito padeiras(os) de Vale de Ílhavo marcaram presença na Festa do Pão, durante as tardes de sábado e de domingo, com as suas padas, folares e broas.

De salientar que, com um esforço redobrado das padeiras, foi possível aumentar a produção de pão.

Duas moagens de Vale de Ílhavo (Moagem Carlos Valente e Moagem Grave) estiveram presentes com os seus produtos.

A Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, parceira da Câmara Municipal de Ílhavo na organização deste evento, vendeu, aproximadamente, 5000 pães, utilizando cerca de 700 quilos de farinha, 186 quilos de chouriço, 16 quilos de queijo e 10 quilos de fiambre.

Além do pão artesanal de Vale de Ílhavo, nesta edição os visitantes tiveram a oportunidade de provar os folhados de São Salvador, comercializados pela junta de freguesia local; o pão de Deus e as regueifas da Iracema; e o folar de panela da Confraria do Senhor Jesus de Navegantes.

Durante o fim de semana, o jardim esteve sempre bastante concorrido, inclusive à noite, com a Festa da Cerveja - uma novidade deste ano - com o concerto de Puzzle Acústico e o DJ set de Charles Lazer. Os Cardadores de Vale de Ílhavo e a cerveja Quinas garantiram o serviço de bar nas noites de sexta-feira e sábado, contabilizando-se 19 barris de cerveja consumidos.

O Jardim Henriqueta Maia esteve animado, com a feira de usados “Porta da Bagageira”, com cerca de 50 bancas participantes. Por ali circularam, também, o grupo Animadixie, dois artistas de circo, um mágico, a banda de percussão de Vale de Ílhavo Toca a Baldar, além dos Cardadores.

O Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo encerrou a festa, no domingo.

Evento enriquecido com os ateliês “Mete a mão na massa”, “Criar com Palha de Milho” e “Pás e Padas” e uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo.

De registar, também, a participação, no dia 15, de cerca de 50 crianças da EB da Chousa Velha e da EB da Gafanha do Aquém, que tiveram a oportunidade de “meter a mão na massa” e conhecer o ciclo da água.

O programa também envolveu cerca de 100 idosos, de vários lares, centros de dia e da comunidade, que participaram em atividades como o concurso "A minha pada é melhor que a tua", um ateliê de decoração de aventais bordados e um momento musical dinamizado pela Oficina de Música de Aveiro.

A autarquia faz balanço ao evento com “avaliação positiva” salientando que esta apreciação é “unânime”, cumprindo o desígnio de “valorizar a tradição do Pão de Vale de Ílhavo, envolvendo o tecido associativo e estimulando a economia local”.