Huawei, Universidade de Aveiro e Instituto de Telecomunicações inauguram laboratório dedicado ao 5G.

2021-11-15 08:00

Categoria: 

Concelho: 

Huawei, Universidade de Aveiro e Instituto de Telecomunicações inauguram, esta terça-feira, um dos laboratórios de ponta do 5G à escala mundial.

O Reitor da Universidade de Aveiro já confirmou que a inauguração está marcada para semana nas instalações do Instituto de Telecomunicações.

Tecnologia 5G e Inteligência Artificial são duas apostas da empresa e do IT.

José Carlos Pedro, presidente da Comissão de Gestão do IT, afirma tratar-se de um espaço de exceção e de “excecional valor para a investigação e apoio à formação pós-graduada”.

O Reitor Paulo Jorge Ferreira fala da transição digital uma “verdadeira revolução industrial”.

E não esconde que este é um passo importante a que acresce a necessidade de definir os caminhos para a chegada da tecnologia à vida em sociedade.

“Esta infraestrutura laboratorial tem um valor inestimável para o avanço da investigação e para a capacitação de recursos humanos no sector, com profundos benefícios para a Região de Aveiro e para o país. Inovar ao serviço da indústria e da transição digital na sociedade é um passo na direção certa – a direção do futuro”, escreve o reitor em artigo publicado no JN.

O Laboratório 5GAIner tem inauguração marcada para esta terça-feira com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do CEO Huawei Portugal, Tony Li.

Paulo Ferreira explica que é espaço de desenvolvimento tecnológico que vai parte da região de Aveiro para o mundo.

“Numa primeira fase, o impacto sentir-se-á em projetos de investigação existentes na região, na área das comunicações 5G. Posteriormente, alargar-se-á o esforço a projetos de âmbito nacional e internacional adaptados às necessidades do nosso país”.