"Hoje não existe classe intermédia abaixo dos licendiados que era pulmão e coração da indústria" - Adelino Matos.

2018-06-20 09:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O CEO da ASM Industries confirma que os recursos humanos são o principal desafio das empresas em Portugal nos tempos que correm.

Adelino Silva Matos, que lidera a associação de Jovens Empresários, explica que o lugar dos antigos cursos profissionais ainda não foi ocupado e as empresas têm dificuldades para encontrar recursos humanos especializados para trabalhar no contexto da indústria.

A empresa de Sever que se prepara para abrir uma nova unidade no porto de Aveiro assume estar a trabalhar nessa questão da formação.

O novo plano de formação criado pela ASM Industries (o maior produtor português de torres eólicas e fundações offshore) em parceria com a MWS Group, alia a realidade virtual aumentada e a prática em fábrica.

Esta iniciativa procura atrair mais jovens para a indústria metalomecânica, onde existe escassez de recursos humanos qualificados.

Estas duas empresas sedeadas em Sever do Vouga criaram um curso inovador de formação, com uma abordagem mais digital, através da utilização de simuladores de realidade virtual aumentada de soldadura, para atrair mais jovens para a especialização profissional e ingresso posterior na área da indústria metalomecânica.

A ASM Industries “garante emprego aos candidatos formados em funções e com salários ajustados ao aproveitamento de cada participante, suportando ainda 75% do custo do curso”.

Entrevistado no programa “Conversas”, em emissão que pode ser ouvida às 19h desta quarta, Adelino Matos refere que as escolas secundárias e profissionais podem fazer mais pela formação prática num país em que o “ser doutor ou engenheiro” ganhou peso excessivo (com áudio)

A entrevista ao programa “Conversas” passou ainda pela situação nacional. Apesar de reconhecer um clima menos tenso e um ambiente mais “tranquilo”, o gestor teme que o país esteja a “desperdiçar tempo” sem fazer “reformas necessárias” e correndo elevados riscos de voltar a cair em situação difícil (com áudio).