Futuro da aviação promete maior economia e descarbonização.

2022-11-24 14:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma antiga aluna da UA, hoje responsável por uma equipa de Investigação e Desenvolvimento de Materiais e Processos para Aeroestruturas de aviões comerciais (Head of Airframe Materials and Processes Research and Technology) admite que o futuro vai estar no hidrogénio e na mobilidade elétrica.

Até lá o trabalho é apostar na eficiência dos aviões num caminho de poupança para os bolsos e para o ambiente..

Norelen de Figueiredo dos Santos, antiga aluna que concluiu, em 2001, a Licenciatura em Engenharia Mecânica no Departamento de Engenharia Mecânica da UA e que trabalha há quase 12 anos na Airbus, esteve entre os convidados da sessão que assinala o Dia Nacional da Cultura Científica.

Esta investigadora trabalha com diferentes equipas da Airbus, de diferentes organizações multinacionais, e também com fornecedores, universidades e institutos de desenvolvimento, com o objetivo último de desenvolver materiais e processos de fabricação para uma aviação descarbonizada.

Revela que a questão energética está a ser cuidada e vai trazer novas soluções (com áudio)

O Dia Nacional da Cultura Científica celebra-se a 24 de novembro, por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

Norelen Figueiredo (engenheira na AirBus), Daniel Sousa (engenheiro na TAP) e Rute Ferreira (investigadora do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro) estiveram à conversa.

Entrevistada pela Terra Nova, Norelen deixou pistas sobre o que pode ser o futuro da aviação e recordou tempos de estudante na UA (com áudio)

 

foto: Airbus