Filipa Pato anuncia novas edições de vinho galardoado.

2018-04-03 17:45

Categoria: 

Concelho: 

Filipa Pato afirma que o sucesso do vinho ‘Nossa Calcário Baga 2015’, que foi classificado com 96 pontos na publicação americana Robert Parker - Wine Advocate, abre portas a novas edições de igual qualidade.

O produto estava alocado e desapareceu rapidamente dos pontos de venda mas vai ter novas edições.

Mark Squires, conceituado crítico norte-americano e responsável pela avaliação dos vinhos portugueses, ficou rendido ao vinho feito com a casta Baga. 

Como resultado, este vinho desenhado pela produtora e enóloga Filipa Pato arrecadou 96 pontos, a "nota" mais alta para um Bairrada na publicação.

De destacar o facto de o 'Nossa Calcário Baga’ ser um projecto vínico partilhado por Filipa Pato e o seu marido, o sommelier belga William Wouters, no qual usam uma seleção de uvas provenientes de vinhas (velhas) da Bairrada, com idade média de 80 anos, várias das quais em regime de biodinâmica. 

Um tinto com estágio de 18 meses, parte em pipas de 500 litros, mas também num tonel de carvalho da Eslovénia, características que Mark Squires não descurou na sua avaliação.

“Embora o ‘Nossa Calcário Baga 2015’ já estivesse todo reservado, alocado e até expedido para os nossos importadores antes desta nota ser publicada, o impacto reflectiu-se de imediato nas vendas: em menos de um dia esgotou do stock nos pontos de venda. As duas próximas colheitas estão ao mesmo nível, pois as condições foram óptimas para a Baga. Pretendemos lançar o de 2016 em Setembro, como habitualmente fazemos, e o de 2017 no ano seguinte. O respeito pela vinha trabalhada de forma natural e o estágio de 18 meses na nossa cave é fundamental para a consistência que temos conseguido”, sublinha Filipa Pato.

A enóloga, filha do reconhecido Luís Pato, enólogo da região da Bairrada, é licenciada em Engenharia Química, pela Universidade de Coimbra, andou a vindimar pelo mundo - Bordéus, em França, Mendoza, na Argentina, e Margaret River, na Austrália – e no regresso complementou a sua aprendizagem pelo universo vitivinícola com o pai.

Integra o grupo ‘Baga Friends’ que, desde 2010, integra alguns produtores amigos da casta-rainha da Bairrada. 

 

foto: Jornal da Bairrada