ETAR de Cacia recebe investimento no silo de lamas desidratadas.

2022-01-28 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ETAR de Cacia recebe melhorias para capacitar o sistema de tratamento de águas residuais.

A BioSmart, do Grupo NOV Ambiente e Energia, sedeado em Leiria, garantiu a adjudicação do procedimento público da Águas do Centro Litoral com o objeto de “Fornecimento e Instalação de Cobertura do Silo de Lamas Desidratadas na ETAR de Cacia”.

Os serviços prestados, num contrato com a duração de 90 dias, têm por objeto principal o fornecimento, pelo adjudicatário, de uma cobertura em estrutura metálica em aço leve a colocar sobre o silo de lamas desidratadas na ETAR de Cacia.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cacia recebe e trata os efluentes provenientes dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Santa Maria da Feira.

Dá resposta a cerca de 272 mil habitantes desta região.

As lamas de depuração produzidas na ETAR são espessadas e desidratadas, sendo depois armazenadas temporariamente, no silo alvo desta intervenção, até serem recolhidas por operadores licenciados e enviadas para armazenamento temporário ou para valorização direta por compostagem, antes da sua aplicação em solos agrícolas.