Estarreja: Pandemia acaba com planos da Ineos para produzir viatura no Eco parque empresarial.

2020-07-04 20:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Estarreja anunciou este sábado ter recebido a informação sobre o cancelamento do investimento da INEOS Automotive que estava a ser preparado para o fabrico de uma nova viatura .

Com a pandemia a empresa alega ter sido obrigada a repensar o investimento, considerando a diminuição da produção regular dos fabricantes de automóveis na Europa, forçada pela previsão de redução das vendas no setor automóvel na ordem dos 20% a 30% para os próximos anos.

Diamantino Sabina admite que a decisão constitui “um duro golpe” para o município estarrejense.

“A COVID-19, neste caso, foi-nos fatal. Não podemos, contudo, esmorecer! O Eco Parque Empresarial de Estarreja continua a registar uma procura considerável, e com investimentos anunciados também muito interessantes”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina.

Estarreja não escapou às ondas de choque da pandemia COVID-19, cujos efeitos são devastadores na economia mundial.

A empresa INEOS Automotive transmitiu à Câmara Municipal “a difícil decisão de suspender o investimento em Estarreja tendo em conta uma reavaliação das opções que agora se colocam face à crise provocada pela pandemia COVID-19.”

De acordo com Dirk Heilmann, CEO da Ineos Automotive, este novo cenário permitirá à INEOS produzir o Grenadier numa unidade industrial já em funcionamento, usufruindo da força de trabalho com histórico de construção na área automóvel e da capacidade técnica instalada que possibilita a fabricação de outro produto, anulando os riscos inerentes à construção e arranque de uma nova unidade fabril.