Escola Profissional de Aveiro capta alunos brasileiros.

2022-09-22 16:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Escola Profissional de Aveiro vai dar formação profissional a alunos brasileiros.

A EPA acaba de celebrar um Protocolo com o Instituto Lusófono de Educação Superior tendo em vista a formação profissional de jovens brasileiros em Portugal.

No âmbito do projeto educativo da EPA que está a ser objeto de um Plano de Inovação contratualizado com o Ministério da Educação, esta Escola abre agora caminho para a sua plena internacionalização, depois de algumas experiências no acolhimento de alunos estrangeiros que vieram estudar em Portugal e na região de Aveiro.

Trata-se de prolongar o seu modelo designado de ‘do namoro ao casamento’, em que as empresas portuguesas, em especial as empresas da região de Aveiro, colaboram na formação em contexto de trabalho real de jovens que, depois da sua formação escolar, pretendem trabalhar nessas empresas.

Nas palavras do presidente da direção pedagógica da EPA, Jorge Castro, que está no Brasil a promover o modelo de ensino-aprendizagem desta escola, uma das causas deste desajustamento tem a ver com o facto de a esmagadora maioria dos jovens que terminam os cursos profissionais estarem a optar por prosseguir estudos no ensino superior, e também por não quererem trabalhar na área para que foram formados.

Este dirigente afirma que “existe um absoluto e absurdo desajustamento entre o que as empresas precisam de mão de obra qualificada e o que as escolas estão a fazer para contrariar esta realidade. Por natureza e feitio, as empresas não procuram as escolas e as escolas não procuram as empresas para resolver este problema. Ao contrário, escolas e ensino superior procuram-se e encontram-se permanentemente numa mútua valorização de doutores e engenheiros. E é também por isso que chegámos onde chegámos.”

A EPA pretende assim aprofundar o seu modelo de ensino-aprendizagem, fazendo participar ainda mais as empresas na formação dos seus alunos ao longo dos 3 anos.

O ILUSES, instituto com peso no norte e nordeste brasileiro, será parceiro na identificação de jovens brasileiros e suas famílias interessadas em aprender uma profissão em Portugal e na região de Aveiro.

Segundo o presidente do ILUSES, Walter Borges, “esta é uma oportunidade que muitos jovens e suas famílias esperavam há muito, sobretudo uma população que já entendeu que a única possibilidade de melhorar as suas vidas é a valorização escolar e profissional, que é aprender uma profissão e ter logo trabalho garantido.”

As duas entidades estão agora a trabalhar, em conjunto com diversos municípios brasileiros, para já no próximo ano escolar serem selecionados e recebidos na região de Aveiro 25 jovens que serão colocados em diversos cursos profissionais da EPA.