EPA garante formação em contexto laboral para jovens alunos na Ferpinta e na Herculano.

2022-05-05 09:15

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Profissional de Aveiro, a FERPINTA (setor metalúrgico) e a HERCULANO (alfaias agrícolas) assinaram um Protocolo de Cooperação que tem como objetivo central o desenvolvimento de formação profissional de nível IV (12º ano), nas áreas da Soldadura, Serralharia e Mecânica Industrial, denominando-o de EPA FHER-TEC.

Ficou, desde já, definido um plano de formação profissional que funcionará, num primeiro momento, entre 2022 e 2025, e que prevê uma solução de Formação Dual, de teor mais prático e específico, face às necessidades das empresas, e apoiado em tecnologia e equipamento de ponta.

Este ambiente de aprendizagem em contexto empresarial e à medida, em que se fomenta a relação entre o “mestre e aprendiz”, tem como grande missão “melhorar a capacitação dos jovens, a sua integração profissional e ainda o prosseguimento de formação pós-secundária, já com um sentimento de pertença para com as Entidades que representam”.

Para além do momento formal de assinatura de protocolo, a tarde foi preenchida com uma visita técnica às instalações da FERPINTA que permitiu, entre outros temas, estreitar relações entres as equipas das várias entidades.

As empresas acolheram o projeto da Escola Profissional que contempla “maior proximidade” e “envolvimento das empresas na formação profissional”, nomeadamente na componente tecnológica e prática.