Embaixadora de Cuba promove mercado cubano junto dos empresários aveirenses.

2016-04-07 09:01

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro em parceria com a Câmara de Comércio Portugal Cuba promove um seminário intitulado “Cuba Um Mercado de Oportunidades para o seu negócio”. Participa a Embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Ruth Tablada de la Torre e o Presidente da Câmara de Comércio Portugal-Cuba, Américo Ferreira de Castro.

Nos últimos 5 anos, a economia de Cuba tem vindo a apresentar um crescimento sustentado, com o PIB a apresentar, entre 2009 e 2013, taxas de variação anual que vai desde 1,4%; 2,1%; 2,7%, 3,0% e 3.0% respetivamente.

Tendo em conta que se perspetiva o final do embargo a Cuba e que se instala um novo paradigma económico e empresarial, abrem-se os caminhos para a concretização de contactos e contratos, para o desenvolvimento, neste novo contexto económico, de oportunidades de negócios em sectores como o da indústria de moldes ou agroindustriais, construção, turismo, saúde, calçado, têxteis, resíduos e energias renováveis, entre outros.

Por outro lado, a existência de um novo paradigma resultante da nova lei do investimento direto estrangeiro que permite a constituição de empresas com capital totalmente estrangeiro, constitui um manancial de novas oportunidades para as empresas Portuguesas.

A criação da zona económica especial de Mariel, a cerca de 45 Km de Havana, possui cerca de 465 quilómetros de área, com um porto de águas profundas e com capacidade de um milhão de TEU medida-padrão (representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura) muito focado nos serviços e indústrias verdes e com elevados benefícios fiscais é outro fator que contribui para um  crescimento sustentado da economia cubana.

Os trabalhos decorrem a partir das 15h.