"Em 2030 temos a meta de chegar aos 80% de energia de fontes renováveis" - Ministro do Ambiente.

2020-01-22 09:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro do Ambiente defende que Portugal vai cumprir as metas traçadas para a redução carbónica e para a sustentabilidade energética e quer chegar a 2030 com 80% da energia proveniente de fontes renováveis.

João Pedro Matos Fernandes esteve na UA para falar sobre os desafios da década para Portugal, ciclo de conferências que reflete sobre os desafios para 2030.

E foi neste momento que avaliou a evolução da produção de energia. Fala em indicadores positivos com reflexos no ambiente e na fatura dos cidadãos (com áudio)

Com soluções para o lixo e a qualidade do ar, o Ministro considera que os maiores desafios estarão centrados na energia e no aproveitamento de matérias primas para prolongar o ciclo de vida.

E é a economia circular que surge como conceito num mundo em que apenas 8% faz uso desta nova forma de produzir e consumir.

“É preciso ir mais longe”, avisa o Ministro.

"Se não percebermos que somos uma peça na engrenagem, se não percebermos que a água não é nossa, é dos ecossistemnas, que há bens fundamentais que têm de ser eremunerados, quem dá cabo de si próprio somos nós. Temos que ter preocupação aguda em momento agudo em que tanto nos é exigido por quem é mais novo que nós".

Organizadas pela Universidade de Aveiro (UA) para dar resposta aos grandes desafios da Agenda 2030 da ONU, a primeira das conferências, sob o tema da Economia Circular, contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes.

O Reitor Paulo Jorge Ferreira considera tratar-se de um cobntributo importante para um tema geracional.

"O projeto da pegada ecológica dos Municípios portugueses tem coordenação científica da UA e o ecolab em que um dos professores da UA é vice presidente. A nível internacional temos envolvimento no projeto Erasmus + sobre a pegada dos campi europeus. Relembro que somos universidade de europeia e que temos como foco as cidades sustentáveis. Na quinta-feira, teremos a presença do Ministro do Mar sobre a ciência oceânica para a década num outro evento que mostra que há consistência na orientação da Universidade para os desafios do nosso tempo".

A intervenção do Ministro do Ambiente pode ser escutada, na íntegra, na base de ficheiros áudio.