EGF lança alerta sobre cuidados a ter com o lixo em tempo de pandemia.

2020-03-28 10:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Face à evolução da infeção por COVID-19 em Portugal, a EGF, que controla a ERSUC, alerta para cinco regras do lixo essenciais a ter com o lixo doméstico que se faz em casa e que precisa de uma atenção especial em fase de pandemia.

Este alerta decorre da necessidade urgente de melhoria de comportamentos individuais que influenciam o serviço de recolha e tratamento de resíduos urbanos, assegurado todos os dias por empresas e municípios.

A empresa que gere a Unidade de Tratamento Mecânico Biológico de Eirol refere que máscaras, luvas e lenços não são recicláveis, devem ser sempre colocados no lixo comum.

Numa mensagem para quem estiver infetado ou de quarentena, a empresa avisa que o lixo contaminado não é reciclável e deverá ser sempre colocado no lixo comum.

“Qualquer pessoa nestas condições, deverá ter o seu lixo colocado em dois sacos, um dentro do outro, bem fechados. Estes sacos não devem estar cheios nem compactados – apenas têm de estar bem fechados e ser depositados dentro do contentor de lixo comum”.

Aconselha a evitar deixar sacos de lixo no chão optando pela colocação dentro do contentor.

“Se o contentor estiver cheio, deve ser utilizado quando estiver disponível ou utilizar-se o contentor mais próximo. Se a recolha habitual for feita com sacos, devem ser seguidas as instruções do município ou freguesia”.

Pede para que não sejam colocados monos para recolha em fase de pandemia

“Em fase de pandemia este serviço não é prioritário, as empresas e os municípios estão a fazer um esforço considerável para manter o serviço público essencial à população”.

A permanência em casa e a manutenção da higiene dos caixotes e zonas do lixo completam a lista.