Edição especial do espumante evocativo do Centenário das Aparições de Fátima rendeu 9 mil euros a IPSS de Fátima.

2018-06-26 14:35

Categoria: 

Concelho: 

A Bairrada doou mais de 9.000 euros ao Centro de Acção Social do Santuário de Fátima. Trata-se de receita da venda da edição especial do espumante Bairrada ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima’ entrega esta segunda-feira.

A instituição particular de solidariedade social, cuja missão consiste em acolher crianças e adolescentes em situações familiares difíceis, foi indicada pela Reitoria do Santuário de Fátima no ano passado, no âmbito desta iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada.

Na base deste projeto foi lançado o desafio aos produtores da Bairrada de criar um espumante capaz de reunir o melhor daquela região vitivinícola.

A sua concretização contou com o apoio de doze produtores, que doaram uma pequena parte da colheita de 2015 – Adega Cooperativa de Cantanhede, Adega Rama, Aliança Vinhos de Portugal, Ataíde da Costa Martins Semedo, Campolargo, Caves da Montanha, Caves do Solar de S. Domingos, Caves Primavera, Caves São João, Dulcineia Santos Ferreira, Quinta dos Abibes e Sociedade Agrícola Comercial Vinhos Messias.

Com a colaboração técnica dos enólogos Francisco Antunes e José Carvalheira e a colaboração de seis empresas Anadil, Amorim, Enartis, Sigyn Design Solutions, Verallia e VOX completou-se o projeto.

Este néctar comemorativo nasceu com o propósito de assinalar o Centenário das Aparições de Fátima celebrado a 13 de Maio de 2017, no Santuário de Fátima.

Teve uma edição limitada a 1917 garrafas numeradas, cuja identidade gráfica do rótulo e do packaging esteve a cargo de Nuno Teixeira, da Sigyn Design Solutions, a título de probono.

Além do símbolo ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima’, o rótulo contém a imagem de Sua Santidade o Papa Francisco a quem, no dia 26 de Abril de 1917, no Vaticano, foi entregue em mãos a garrafa n.º 1 deste Espumante Bairrada ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima’.

Na imagem estão também três pombas, a simbolizarem a paz e a Santíssima Trindade; na gargantilha as rosas do coração de Maria.