Distrito de Aveiro recebe na próxima semana tour nacional em defesa da instalação da fábrica Tesla em Portugal.

2017-03-24 14:58

Categoria: 

Concelho: 

O Distrito de Aveiro vai receber no dia 31 de Março a tour nacional de um movimento cívico em defesa da instalação da fábrica Tesla em Portugal. Mais de 70 mil pessoas mobilizam-se para atrair o investimento. “Bring Tesla Gigafactory to Portugal” é o tema do encontro que estará na Universidade de Aveiro no dia 31 de Março, às 10H00.

Este Movimento da sociedade civil, que teve início em novembro de 2016 através de uma rede social, apresenta as conclusões do movimento colaborativo realizado por vários cidadãos especialistas e que se constituíram em 8 grupos de trabalho para aprofundar as principais razões socioeconómicas, em diferentes áreas, que fazem de Portugal o país ideal para acolher um investimento com a dimensão e as características da Giga Fábrica da TESLA na Europa.

“É a primeira vez que em Portugal um movimento da sociedade civil se junta para potenciar e trazer investimento internacional de relevo para o país” afirma Rui Miguel Coelho, cofundador do Movimento em conjunto com Patrícia Candeias, destacando que “este movimento, que surgiu via digital, só é possível materializar-se porque estamos a falar de uma causa maior que todos nós, em particular dos que aderiram e dos que acredito que ainda virão a aderir. É o reconhecimento de que se trata efetivamente de uma causa socioeconómica estruturante para o país que mobiliza a sociedade civil para contribuir com as suas valências e competências particulares para que um dos maiores investimentos esperado para Europa nos próximos anos se possa concretizar em Portugal.”

Com cerca de 70 mil pessoas a apoiarem a causa via digital, ao longo de vários meses o movimento foi gerando um fórum de discussão e partilha de ideias de como agir para demonstrar aos investidores e responsáveis do Grupo TESLA que Portugal reúne condições de excelência e tem características particulares para dar resposta a todas as necessidades que um investimento como este tem.