Disa confirma acordo para a compra da Prio.

2020-08-21 09:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo DISA já confirmou, oficialmente, o acordo para a aquisição da PRIO e a primeira palavra vai para os colaboradores e fornecedores com os espanhóis a assumirem que vínculos são para manter.

"A integração da PRIO no Grupo DISA garante a continuidade de todas as atividades que a empresa portuguesa desenvolveu até à data, uma vez que a empresa espanhola assume os compromissos contratuais vigentes com todos os seus clientes e fornecedores. 

Com esta operação, o operador espanhol amplia a sua presença em Portugal com 247 estações de serviço, 190 postos de carregamento elétrico, um terminal de armazenamento e uma fábrica de biodiesel na Gafanha da Nazaré. 

O acordo entre as duas empresas foi concluído e vai agora para análise e aprovação das autoridades portuguesas em matéria de concorrência.

A extensão dos negócios da DISA em Portugal insere-se na "estratégia de expansão geográfica que teve início há 3 anos".

O grupo energético propôs-se crescer para fora de Espanha e com este passo ganha nova dimensão.

As empresas portuguesas integradas pela DISA empregam diretamente mais de 700 pessoas, que serão integradas no grupo espanhol, que anuncia a "estabilidade do emprego" como "reflexo do seu compromisso para com as sociedades em que opera".

A inclusão dos colaboradores da PRIO na DISA significa que a equipa do quarto maior operador em Espanha totaliza agora 4.500 pessoas.

Das 247 estações de serviço que compõem esta rede, 98 são de gestão própria e 149 são geridas por terceiros através de acordos de abandeiramento e abastecimento exclusivo.

Esta rede conta com 88 lojas de conveniência, a terceira maior do país, 20 pontos de lavagem automóvel e a comercialização de GPL engarrafado e lubrificantes.

Além da vasta oferta de combustíveis convencionais, gasolinas, gasóleos e gás auto, existem ainda 190 pontos de carregamento elétrico instalados em 61 estações de serviço.

A DISA amplia assim a sua presença em Portugal onde, com esta aquisição, torna-se no quarto operador e alcança uma quota de mercado de 10%.

Os negócios adquiridos pela DISA incluem o abastecimento e comercialização em Portugal, bem como um terminal de armazenamento de combustível.

Também graças a esta operação, a companhia espanhola entra na produção de biodiesel, atividade que vai ao "encontro do compromisso da DISA com a redução de emissões e a sustentabilidade".

O Grupo DISA é o quarto maior operador de combustíveis em Espanha, líder independente no país, com uma rede de estações de serviço que contabiliza mais de 600 pontos de venda.

Opera desde os combustíveis tradicionais à geração e comercialização de eletricidade de origem 100% renovável, passando por outras energias alternativas como o GPL ou o Gás Natural.

A DISA foi pioneira nas Canárias com a construção da primeira estação elétrica e da primeira estação de serviço a Gás Natural.

Quanto à PRIO é uma empresa fundada em 2006, pelos irmãos Martins (Martifer), com capital 100% português, cuja principal atividade está relacionada com a distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e produção de biocombustíveis.

Em 10 anos (2016) afirmou-se como a maior empresa do distrito de Aveiro.