Dia Municipal do Imigrante reúne comunidades da Região de Aveiro na Costa Nova.

2015-06-23 10:21

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo vai estrear no próximo domingo, dia 28 de junho, entre as 10h00 e as 18h30, no Relvado da Costa Nova, a iniciativa intitulada “Dia Municipal do Imigrante”. O programa prevê um conjunto de iniciativas que homenageiam os imigrantes residentes no Município de Ílhavo e na Região de Aveiro. O evento, com atividades culturais, recreativas e gastronómicas, terá início às 10h com um Torneio de Futebol de 5 e um Workshop de Dobragem de Guardanapos, seguidos de um Workshop de Bonecas Africanas. Estas atividades serão precedidas de um ShowCooking e uma Mostra Gastronómica.

A Cerimónia do Hastear das Bandeiras decorrerá pelas 14h30 e terá a participação do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, de Cônsules dos países convidados e dos representantes das Associações de Imigrantes presentes no evento. Durante o período da tarde, a animação musical será a grande atração com a apresentação de diferentes Danças Tradicionais.

“O evento visa celebrar a diversidade cultural e promover a interculturalidade, enquanto eixos estruturantes de uma sociedade moderna e inclusiva, assim como divulgar as atividades realizadas pelas Associações de Imigrantes, a gastronomia e o artesanato dos países representados por estas, nomeadamente Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Rússia, S. Tomé e Príncipe e Ucrânia”.

Participam a Associação Cultural e Recreativa “Os Palheiros da Costa Nova”; Associação de Estudantes de S. Tomé e Príncipe; Associação de Filhos e Amigos da Guiné-Bissau “Mon na Mon”; Associação de Moçambicanos e Amigos Residentes em Aveiro (AMOAVE); Associação de Naturais e Amigos da Ilha do Príncipe (ANAIP); Associação Parceiros da Amizade; Casa de Angola em Aveiro; Centro de Informação Europe Direct de Aveiro; Centro Local de Apoio à Integração aos Imigrantes de Aveiro Vera Cruz; Grupo de Dança “Pestinhas”; Grupo Desportivo Beira Ria e Instituto de Emprego e Formação Profissional de Aveiro.