Costa Verde celebra 25 anos com homenagem ao fundador que dará nome a rua da Zona Industrial de Vagos.

2017-09-05 10:56

Categoria: 

Concelho: 

A Costa Verde prepara a celebração do 25º Aniversário no próximo dia 16 de setembro, às 13 horas, nas instalações em Vagos e convidou o Presidente da Republica e o Primeiro-Ministro para a festa.

A Porcelanas da Costa Verde SA, com sede no Município de Vagos, Distrito de Aveiro, iniciou a sua atividade em 1992, estando este ano a celebrar o seu 25º aniversário, sendo o ponto alto o próximo dia 16 de setembro.

O evento irá ficar marcado pela atribuição do nome do fundador, António Lourenço das Neves, à via principal da Zona Industrial de Vagos, da responsabilidade da Câmara Municipal de Vagos.

Com uma das mais modernas instalações industriais, a Costa Verde é tida como uma das unidades industriais mais moderna em todo o mundo no fabrico de porcelana, dispondo mesmo de algum equipamento único no mundo e tem hoje em curso um projeto de sustentabilidade energética.

Atualmente presente em mais de 50 geografias em mercados como o Chile, Brasil, México ou Estados Unidos, África do Sul, União Europeia, Suíça ou Dubai, Japão e Coreia do Sul, a Costa Verde desde a primeira hora assumiu a internacionalização como pilar estruturante da sua atividade, sendo hoje escolha dos maiores department stores, como o El Corte Inglês em Espanha, do Shisegae na Coreia do Sul ou o John Lewis em Inglaterra.

Com mais de 330 colaboradores, numa área coberta de 35.000m2, é um dos principais empregadores do Concelho de Vagos, tendo sido a unidade fabril pioneira da atual Zona Industrial de Vagos, que hoje conta com mais de 115 hectares de área e que aloja mais de 80 empresas, de diversos setores produtivos.

Além da unidade industrial no fabrico de porcelana, hoje a CV é também centro de investigação e parceiro de entidades como a Universidade de Aveiro, Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou do The International Iberian Nanotechnology Laboratory- INL, entre outras, onde a investigação se realiza diariamente.

O mais recente investimento surge no âmbito do projeto subordinado às questões energéticas e ao aproveitamento da energia solar, tendo a Costa Verde investido painéis para autoconsumo com a produção de energia elétrica, garantindo a sustentabilidade financeira do sistema.

Com uma área de ocupação de aproximadamente 18 000 m2, e uma potência total instalada de 1000 kW, a produção esperada com os painéis fotovoltaicos é de 1 400 000 KWh/ano, sendo a Costa Verde a única empresa do sector cerâmico em Portugal com um projeto desta dimensão.