Congressos e novos mercados como apostas do turismo em 2017.

2016-12-09 10:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Governo está otimista quanto ao futuro do setor do turismo e diz que a instabilidade noutros pontos do globo pode ser aproveitada por Portugal para fazer crescer a economia.

Está anunciado um ano 2017 com quase meia centena de congressos, aposta em rotas aéreas para mercados que interessam ao país e o investimento na qualificação como elemento diferenciador.

A secretária de Estado do Turismo aproveitou a abertura do 42º congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), em Aveiro, para salientar a aposta no crescimento (com áudio).

Ana Mendes Godinho anunciou que até Agosto, em 2016, tinham sido criadas 1300 novas empresas de animação turística. “O aumento das ligações aéreas, a nova oferta nascida em 2016, novas empresas de animação mas também relevando a situação económica e política estável e sólida em Portugal como fator de atração para o mercado Americano que está a crescer a um ritmo de 20%. Há diversificação de mercados para Portugal”.

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, lembrou que o município tem dado ao turismo atenção especial sobretudo, numa primeira fase, com a melhoria da imagem na relação com os operadores. O "fim da taxa turística" criada pelo executivo de Élio Maia é apontada como exemplo dessa mudança.

Pedro Costa, presidente da APAVT, elogia a atitude das empresas na criação de relações de confiança com os consumidores e apelou ao Governo para rever o regime de IVA por forma a tornar o país mais competitivo.

“O ano começou a consolidação da recuperação iniciada há dois anos. Para para a história fica a decisão de reembolsar os consumidores muito para além do que impunha a lei devido à greve do passado mês de Agosto nos aeroportos nacionais. Foi exemplo único de auto-regulação e de reforço da confiança dos consumidores. Por esse exemplo cumprimento os operadores da APAVT. É destas atitudes de que é feito o futuro”.