Congresso de Negócios quer mostrar "vias da exportação" às pequenas e médias empresas.

2022-12-15 08:38

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro quer fazer do 3º Congresso Internacional de Negócios oportunidade para debater os temas que podem marcar o sucesso na internacionalização de pequenas e médias empresas.

A iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro retoma, esta quinta, os congressos para apontar vias que acentuem a vertente exportadora do tecido empresarial regional.

Fernando Paiva Castro, presidente da Associação Industrial, explica que o distrito de Aveiro conta com setores diversificados e cada vez mais interessados em exportar para mercados que representem valor acrescentado (com áudio).

Na lista de temas estão questões como o financiamento e a criação de novos canais de exportação (com áudio)

Na sessão de abertura, às 14h, participam Fernando Paiva de Castro (Presidente da Direção da AIDA CCI), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e Bernardo Ivo Cruz (Secretário de Estado da Internacionalização).

Seguem-se painéis sobre desafios da internacionalização das PME portuguesas com Arnaldo Figueiredo (Presidente do Conselho Estratégico da CIP para as Relações Internacionais).

No painel de debate participam Francisco Sá (Presidente do IAPMEI), Fernanda Ferreira Dias (Diretora Geral da DGAE), Carlos Tavares (Economista e ex-Ministro da Economia), Carlos Oliveira (Presidente Executivo da Fundação José Neves, ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação) e João Duque (Presidente do ISEG).

Segue-se, às 16h30, um painel sobre o reforço da capacidade de internacionalização das empresas.

Participa António Vicente (Representante Adjunto da Comissão Europeia em Portugal), Tiago Simões de Almeida (Membro da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento), Gonçalo Regalado (Diretor de Marketing para empresas e PME do Millennium bcp), Armando Santos (Diretor Central da Direção de Marketing Empresas da CGD) e Vassili Christidis (Presidente da COSEC).

Os trabalhos decorrem entre as 14h00 e as 18h00 no Parque de Exposições de Aveiro.

A sessão de encerramento está marcada para as 17h30 com Fernando Paiva de Castro.