Cluster "Baga Bairrada" ganha dois novos espumantes.

2015-10-13 20:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois de ter sido apresentado no final do mês de Julho com o lançamento de cinco referências, o projecto ‘Baga Bairrada’ ganha agora dois novos espumantes. O ‘Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Primavera Baga Bairrada Extra Bruto 2013’ (Caves Primavera) são os novos produtos que elevam a sete as referências com o selo de qualidade e a logomarca ‘Baga Bairrada’.

‘Baga Bairrada’ é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard colectivo para “um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga". Trata-se segundo a CVB "uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região e seus vinhos em Portugal e no Mundo".

Por questões climáticas, é difícil produzir todos os anos grandes volumes de vinhos tintos de Baga, já a qualidade de excelência nos espumantes desta casta é sempre garantida, o que "faz a diferença para a região da Bairrada", ainda mais se “uniformizados e consolidados numa categoria de produto".

Na lista de espumantes “Baga Bairrada”, contam-se agora o “Marquês de Marialva Baga Bairrada Bruto 2013”; “Aliança Baga Bairrada Reserva Bruto 2013”; “Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée 2009”; “Primavera Baga Bairrada Extra Bruto 2013”; “São Domingos Baga Bairrada Bruto 2008”; “Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada Bruto Natural 2013” e  “Rama&Selas Baga Bairrada Bruto Natural 2013”.