Carlos Pascoal Neto deixa Reitoria da UA e assume cargo diretivo na Portucel.

2015-08-31 10:42

Categoria: 

Concelho: 

Carlos Pascoal Neto confirmado como diretor na Portucel Soporcel. O Vice-reitor da Universidade de Aveiro, que desempenhava funções desde fevereiro de 2010, deixa a Reitoria da Academia Aveirense para passar a exercer funções de diretor-geral do Raiz – Instituto de Investigação do Grupo Portucel Soporcel. Na Reitoria, o professor catedrático do Departamento de Química (DQ-UA) coordenava a estratégias da UA nas áreas da Cooperação com a Sociedade, Inovação e Transferência de Tecnologia.

A experiência de Carlos Pascoal Neto na coordenação de trabalhos de investigação em química dos produtos florestais, madeira, pasta e papel, área onde se doutorou (Grenoble, 1992), bem como, mais recentemente, como Vice-reitor da UA, entre outras funções e cargos desempenhados, foram fatores de peso na formulação do convite. O Grupo Portucel Soporcel representa três por cento do total de bens exportados por Portugal, cerca de um por cento do PIB nacional e mais de 50 por cento do total da energia produzida em Portugal a partir de biomassa.

A atividade letiva do professor da UA tem-se centrado na Introdução à Engenharia Química e na Química e Tecnologia de Materiais Agroflorestais. Carlos Pascoal Neto criou e consolidou no DQ-UA o grupo de investigação em Materiais Macromoleculares e Lenhocelulósicos, a equipa com maior atividade científica em Portugal nesta área, integrado no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, laboratório associado da UA.

Coordenou e participou em vários projetos e redes de investigação financiados por programas nacionais e europeus, bem como pela indústria nacional. Foi cofundador e coordenador da plataforma de cooperação universidade-indústria IDPoR – Investigação e Desenvolvimento em Polímeros de Fontes Renováveis, iniciativa que envolveu a UA e um conjunto de seis prestigiadas empresas nacionais. Recebeu em 2005, juntamente com os colegas do seu grupo de investigação, o primeiro prémio de mérito científico da Tecnicelpa (Associação Portuguesa de Técnicos de Celulose e Papel). É autor/co-autor de mais de 200 artigos científicos e cinco patentes.

Enquanto Vice-reitor da UA, para além da coordenação das áreas da cooperação com a sociedade, de transferência de tecnologia, apoio ao empreendedorismo, inovação e cooperação com o tecido empresarial na UA, o professor tem vindo a promover a criação de plataformas tecnológicas que agregam investigadores, empresas, assim como outras instituições e organizações com interesses comuns em áreas de relevância para a economia regional e nacional. Tem igualmente acompanhado de muito perto o processo de desenvolvimento do Parque de Ciência e Inovação.

O novo diretor-geral do Raiz entrará em funções no próximo mês de outubro.