Bosch lança centro de investigação e assume compromisso com "casas do futuro".

2015-03-13 20:31

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Economia elogia e agradece o investimento do grupo Bosch no lançamento da primeira pedra do novo Centro de Investigação e Desenvolvimento que deverá estar concluído em 2016 num investimento de 25 milhões de euros nas instalações de Aveiro. Os produtos em investigação apostam no cluster das casas inteligentes. Está prevista a criação de cerca de 150 vagas para Engenheiros até 2020 alargando o número total de investigadores para os 500 elementos em Aveiro, Ovar e Braga. Pires de Lima esteve no lançamento da primeira pedra e lembrou a presença secular da Bosch em Portugal.

António Pires de Lima, que em janeiro deste ano visitou as instalações da sede Bosch na Alemanha e esteve reunido com um dos membros do Conselho de Administração do Grupo, voltou a realçar a “importância para Portugal de empresas como a Bosch não só pela perspetiva do investimento mas também pela aposta nos portugueses, permitindo ao país reter talentos com a criação de empregos altamente qualificados.”

Acrescentou ainda que “o novo Centro de I&D vem reforçar a aposta da Bosch em Portugal e nos portugueses, e corroborar os nossos esforços conjuntos para o processo de recuperação económica do país.” Neste novo Centro de I&D serão desenvolvidas tecnologias com foco na conectividade dos aparelhos, na eficiência energética e redução de emissões para residências sustentáveis.

Atualmente com mais de 3.500 colaboradores, dos quais 250 estão nos centros de desenvolvimento em Aveiro, Braga e Ovar, a Bosch é um dos maiores empregadores em Portugal e um dos principais Centros de Investigação e Desenvolvimento no país.

“Portugal é uma localização estratégica para a Bosch na Europa. Somos cada vez mais competitivos e distinguimo-nos pela elevada qualidade dos nossos recursos humanos, pelo elevado índice de inovação e qualidade dos nossos produtos, e pelo nosso desempenho industrial. O Grupo reconhece essas vantagens competitivas e, neste sentido, tem consolidado a sua presença no nosso país com novos projetos tanto na área da produção como no I&D”, afirmou João Paulo Oliveira, Presidente da Bosch Termotecnologia.

 Nos últimos anos, a Bosch reforçou ainda a sua parceria com entidades governamentais em Portugal, nomeadamente através da sua unidade em Braga, que está atualmente a desenvolver 14 projetos de I&D em parceria com a Universidade do Minho.

Neste projeto, parcialmente financiado com fundos europeus, estão a ser investidos 19 milhões de euros em 2015. A empresa já entregou uma nova candidatura aos fundos do Compete no valor de 48 milhões de euros a serem investidos até 2018, de forma a garantir a continuidade das suas atividades de inovação em parceria com a Universidade do Minho.

 A Bosch Termotecnologia está, neste momento, em fase de discussão final para a realização de um projeto semelhante com a Universidade de Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro realçou o lançamento da primeira pedra como ação consequente pela reunião de todas as condições para a obra avançar e prometeu colocar os acessos à Bosch como uma das alavancas da candidatura do projeto de renovação da EN109 a fundos comunitários.