Bairrada entrega ao Papa garrafa número 1 de edição especial sobre aparições de Fátima.

2017-04-25 11:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Bairrada lança um espumante dedicado ao ‘Centenário das Aparições de Fátima’ e oferece garrafa n.º 1 ao Papa Francisco.

A entrega será formalizada esta quarta no Vaticano. Como forma de assinalar a efeméride, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) juntou-se à Associação Rota da Bairrada (ARB) e, com o apoio de produtores e de várias outras empresas, produziu um espumante comemorativo sob a marca Bairrada: ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima - Espumante Bairrada 2015’.

Uma edição especial, limitada a 1917 garrafas numeradas, que enverga no rótulo o símbolo ‘1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima’ e a imagem do Papa Francisco, a quem será entregue a garrafa n.º 1.

A oferta vai ser feita, em mão própria, por uma comitiva que se desloca esta quarta-feira, dia 26 de Abril, ao Vaticano.

Na base desta edição comemorativa está o desafio lançado pela CVB aos produtores da região para a criação de um único espumante capaz de reunir o melhor da Bairrada.

Uma iniciativa que contou com a participação de doze produtores, que doaram uma pequena parte do seu vinho da colheita de 2015.

Foram avaliados pela Câmara de Provas da Comissão Vitivinícola da Bairrada, tendo posteriormente sido constituído o lote final, que foi espumantizado e cujo “degorgement” foi efectuado em Março, operação final que completa o processo de produção do espumante.

Sem fins lucrativos, a receita da venda deste espumante ‘Bairrada’ reverte na íntegra para uma instituição de solidariedade social, a anunciar em breve, tal como os pontos de venda e o PVP.

Para Pedro Soares, este “é um momento único para todas as gentes que vivem e fazem da Bairrada o que ela é hoje. Esta iniciativa é um marco para a nossa região e será algo de que nos poderemos orgulhar com toda a certeza por muito tempo”.