Baga@Bairrada faz balanço ao projeto no Encontro com o Vinho e Sabores da Bairrada.

2016-09-22 09:57

Categoria: 

Concelho: 

Ao fim de um ano o projeto Baga@Bairrada prepara-se para tempo de balanço no “Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada” (EVSB), evento cuja 4.ª edição se realiza de 30 de Setembro a 2 de Outubro, no Velódromo Nacional em Sangalhos.

Fizeram parte do arranque do projecto ‘Baga@Bairrada’ cinco produtores e cinco espumantes, aos quais se juntaram mais dois no final do ano passado. 

Baga@Bairrada é uma iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, aberta a todos os produtores da região, com o propósito de estabelecer um standard colectivo para “um espumante” feito a partir da casta bandeira da região, a Baga.  

No EVSB vão ser apresentadas e estar em prova duas novas referências: o ‘Aliança Baga Bairrada Bruto rosé 2014 (da Aliança Vinhos de Portugal, que já tinha um produto com esta chancela) e o ‘Quinta da Mata Fidalga Baga Bairrada Bruto branco 2014’ (da Quinta da Mata Fidalga, novo produtor a aderir ao projeto).

Os nove espumantes ‘Baga@Bairrada’ têm lugar garantido na prova especial ‘Espumantes de Baga’, comentada pelo crítico de vinhos da Revista de Vinhos Luís Antunes e que está agendada para 2 de Outubro às 15h30, no Velódromo em Sangalhos, onde decorre o EVSB.

Uma estreia no âmbito do EVSB e um momento alto para este projeto em particular é a realização da primeira ‘Baga@Bairrada Party’, uma festa que vai celebrar, apenas com espumantes Baga@Bairrada, a região, a casta rainha da Bairrada e os espumantes que aí podem nascer com a mesma.

Em ambiente intimista, a festa acontece na noite de Sábado, 1 de Outubro, a partir das 23h00, no Pharmacy Hostel & Bar, na Rua Pinheiro Manso, em plena Curia.

A CVB desafiou a bairradina, empresa produtora de chocolates artesanais de vinho Cacaodivine, a desenvolver um produto de assinatura Baga@Bairrada e a empresa criou o ‘Chocolate de Vinho Espumante Baga@Bairrada’.

foto: arquivo Revista de Vinhos