Aveiro: UA acolhe encontro sobre gestão de dados.

2018-08-29 08:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O BEST Aveiro inicia esta quarta, na Universidade de Aveiro, o 7º curso sazonal, intitulado “Data Science: How to become a data wizard”.

Durante duas semanas, até 6 de setembro, 25 estudantes de 18 nacionalidades europeias estarão na Universidade de Aveiro para intensificar os seus conhecimentos em “Data Science”.

Este curso consiste numa componente académica que combina palestras teóricas, aulas práticas, workshops, discussões temáticas e visitas a empresas da área, surgindo ainda atividades de índole sóciocultural que permitem a introdução dos estudantes internacionais à cultura e tradições portuguesas, incentivando também a partilha das suas próprias experiências culturais.

Data Science é o conceito de unificar métodos estatísticos e de análise de dados de forma a compreender e analisar fenómenos reais, aplicando técnicas e teorias extraídas de vários campos dentro das amplas áreas das ciências.

É uma ciência que visa estudar as informações, o seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados envolvendo diversas áreas tais como Estatística, Computação e Matemática.

Num total de 219 candidaturas foram selecionados 25 estudantes de 18 nacionalidades, com base na avaliação do seu interesse e motivação na área e na cultura portuguesa.

Este curso conta com a colaboração do Instituto de Telecomunicações e do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro.

O Board of European Students of Technology (BEST) é uma organização de estudantes voluntários de ciências, tecnologias e engenharias de toda a Europa, presente em mais de 90 universidades em cerca de 30 países.

A sessão de abertura está marcada para as 10h na sala de atos académicos da Reitoria.