Aveiro: Ribau Esteves anuncia descida de IMI para 2019.

2018-07-04 08:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves anuncia nova redução de IMI em 2019. Depois da redução de 0,5 para 0,45 a autarquia confirma estar em condições de propor a redução no âmbito da revisão do Programa de Ajustamento.

Essa proposta será integrada no pacote fiscal do orçamento municipal para 2019. Recorde-se que a autarquia tinha assumido que não seria possível fazê-lo em 2018.

Perdida uma receita de 2 milhões de euros em 2018, a autarquia afirma-se estruturada para abrir mão de mais 2 milhões de euros com o IMI para 2019.

Ribau Esteves assegura que o município está preparado ara abrir mão desses valores (com áudio).

Num balanço à execução do PAM, o autarca adianta que a execução formal está praticamente concretizada em ano e meio e recordou processos complexos como o da dívida á Família Ramos que recebeu os valores devidos pela ocupação de terrenos com o Parque de Feiras.

Para a fase final fica a extinção de empresas municipais. A autarquia confirma ter recebido 92% do empréstimo de 85,5 milhões de euros e ter pago 81% desse valor.

Outra da apostas é a retirada das contas da Câmara das reservas feitas pelo revisor oficial de contas que, segundo Ribau Esteves, são “resquícios da má gestão em que a Câmara esteve envolvida” nos 20 anos anteriores à sua gestão.

“Deixará de ser a Câmara que assumia compromissos sem cumprir, destruiu e levou à pré-falência o município", rewsumiu o autarca anunciando 2019 como tempo ara uma nova vida na autarquia.

"Agora estamos em condições de iniciar esse alívio, numa situação normal, competente e capaz financeiramente, com a certeza absoluta que os devaneios do passado não voltarão enquanto estivermos à frente da Câmara. Vamos continuar a crescer em investimento, em cultura e qualidade e quantidade dos serviços”.