Aveiro: "Queremos retomar o ciclo brutal de crescimento no turismo" - Ribau Esteves.

2021-10-14 09:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival Internacional de Cinema de Turismo quer alavancar o setor e vai aproveitar esse momento, entre 26 e 29 de outubro, no Centro de Congressos de Aveiro, para mostrar o melhor da região.

Já na sua 14.ª edição, o ART&TUR é um certame consolidado no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo à competição os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais.

As últimas três edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, em Leiria, Torres Vedras e Viseu, a que se segue Aveiro.Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os filmes que compõem a short list da competição, selecionados pelo júri internacional entre todos os candidatos.

No total, serão exibidos 74 filmes, integrados em 17 sessões temáticas.

Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca o facto de os filmes de turismo serem "um excelente veículo de promoção da região Centro de Portugal" (com áudio)

"Com esta aposta queremos dizer que o audiovisual é uma área de crescimento estratégico para o Centro de Portugal, que tem alcançado resultados inequívocos, os quais contribuem para que a marca e o destino Centro de Portugal registe taxas muito altas de crescimento".

A retoma foi um dos temas referidos pelos participantes na apresentação do evento.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou essa oportunidade de mostrar a região de Aveiro, o Centro e o País ao mundo.

Salienta a aposta primordial no mercado nacional, pela resposta mais imediata, mas também numa operação de médio e longo prazo para atrair visitantes de outros pontos do globo como forma de retomar os níveis de crescimento pré-pandemia (com áudio)

O primeiro dia do ART&TUR, dividido em três sessões, é dedicado à exibição de filmes promocionais portugueses.

No segundo dia de festival, as sete sessões são destinadas à exibição de filmes nacionais sobre eventos desportivos e filmes promocionais internacionais.

A manhã do terceiro dia será preenchida com um programa cultural para convidados.

À tarde e à noite, retoma-se a exibição de filmes, com mais sete sessões.

O último dia de Festival ART&TUR começa com um Programa Cultural para Convidados e termina, a partir das 16h30, com o momento mais alto do evento, a Cerimónia de Entrega de Prémios aos vencedores.