Aveiro na BTL com passeios de moliceiro em realidade virtual e muito mais.

2023-02-23 13:36

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro já tem programação fechada para o espaço de Município Convidado da BTL 2023.

Passeios de moliceiro em realidade virtual, momentos de showcooking e ateliers de cerâmica, de Arte Nova e de sal são algumas das atividades do stand.

A autarquia revelou dados esta quinta-feira a propósito do certame que se realiza entre os dias 1 e 5 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Passeios de moliceiro em realidade virtual, momentos de showcooking com chefs de renome, ateliers de Cerâmica, de Arte Nova e de Sal, e leituras de contos e teatros de marionetas para as crianças, são algumas das atividades apresentadas no stand, que irá dar a conhecer o melhor que Aveiro tem para oferecer aos seus visitantes.

“A Câmara Municipal de Aveiro recebe com muito gosto este desafio, enquadrado numa lógica global de promoção da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, do Centro de Portugal e do nosso País”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, na antevisão do evento, sublinhando a “aposta muito grande que estamos a fazer na divulgação, de forma diferenciada, dos nossos eventos”.

“Teremos um stand com traços muito fortes de inovação, que é uma imagem de marca do nosso Município. Será ainda possível conhecer o território de uma outra perspetiva, através de imagens de locais icónicos e outros menos conhecidos do grande público, para que empresários e turistas possam, a partir daqui, encontrar mais e melhores formas de visitar e divulgar Aveiro pelos quatro cantos do mundo.”

Ribau Esteves entende tratar-se de uma oportunidade de reforçar a visibilidade e a centralidade de Aveiro.

“A participação de Aveiro como Município Convidado da BTL, uma escolha da Fundação AIP e da organização da Bolsa, é de extrema importância, pois capitaliza, consagra e confirma a aposta que a CMA tem vindo a fazer na área do Turismo, atraindo mais investimento e mais conhecimento da Cidade, Município e Região de Aveiro, num trabalho de parceria com as empresas do setor, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e, de uma forma muito especial, com a Turismo Centro de Portugal (TCP)”, refere Ribau Esteves, acrescentando que “a relação física do espaço da Câmara Municipal de Aveiro na BTL 2023, com o stand da TCP e o espaço da CIRA, é demonstrativo da forma como queremos continuar a ser parte de uma oferta turística de excelência assente nos valores e nas complementaridades da Cidade e do Município de Aveiro, da Região de Aveiro, do Centro de Portugal e do destino Portugal”.

Os primeiros dias da BTL são dedicados exclusivamente a profissionais da área, sendo que as portas abrem ao público a partir das 17h de dia 3 de março. Os bilhetes podem ser adquiridos no site da BTL.

A Turismo Centro de Portugal é um dos protagonistas da edição deste ano da BTL enquanto Destino Nacional Convidado, um estatuto que se repete, após já o ter sido em 2018, e que lhe permite ter a maior presença de sempre.

No total, entre dois espaços que vai ocupar, a Turismo Centro de Portugal dispõe de cerca de 1000 m² para mostrar aos visitantes e aos profissionais do Turismo as principais valências e mais-valias turísticas da região e dos municípios que a compõem.Ao longo dos cinco dias de feira, o stand da Turismo do Centro apresentará um conjunto de apresentações e de ativações de marcas e de produtos turísticos, que prometem surpreender os visitantes e revelar-se como os spots mais criativos da BTL.

“No stand principal, procurámos promover a grande diversidade da região Centro de Portugal, de forma concertada, identitária e coerente. Assim, serão agrupadas num só espaço todas as nossas marcas regionais, tanto em termos de território, como em termos de produto turístico. Estarão também presentes dezenas de empresas e associações, de diferentes naturezas”, explica Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Termos a honra de ser o Destino Nacional Convidado da BTL permite-nos mostrar de forma ainda mais assertiva a dinâmica que se vive na atividade turística da região. O espaço de inovação que apresentamos no Pavilhão 3 é um complemento perfeito para a divulgação turística que realizamos no Pavilhão 1. Ao conhecerem as duas propostas, os visitantes ficam com uma perceção abrangente do muito que se passa na região ao nível do Turismo. É com grande satisfação que deixo um convite para todos visitarem os dois stands da Turismo Centro de Portugal”, conclui Pedro Machado.